Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Aniversários Portistas: 37 º da Presidência de Nuno Pinto da Costa e 10º da Inauguração do Dragão Caixa


Abril – águas mil… diz o rifão popular. Sendo tempo meteorológico de chuva natural abundante, mas também de mil e um motivos, de marcantes efemérides, quanto a assinalar acontecimentos de noites e dias.  Calhando no universo portista Abril ser também um mês inesquecível, tendo sido neste mesmo mês que em 1982 tomou posse como Presidente do FC Porto o grande portista Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, e, volvidos largos anos, em 2009 foi inaugurado o novo pavilhão de jogos do FC Porto, o Dragão Caixa.


Efetivamente o atual pavilhão do FC Porto é já histórico sucessor do emblemático Gimnodesportivo das Antas, oficialmente chamado Pavilhão Américo de Sá. Tendo o Dragão Caixa, como foi batizado, sido inaugurado há dez anos, a 23 de Abril de 2009. A partir daí esse mesmo, considerado a casa das modalidades portistas, já recebeu 786 jogos oficiais e mais de 600 mil espectadores, até agora.


Uns bons anos antes e com muitíssimos bons resultados, entrara para a frente dos destinos do F C do Porto o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa. O Presidente-Dragão que tomou posse como Presidente da Direção do FC Porto há 37 anos, também a 23 de abril, mas de 1982. Sendo agora Nuno Pinto da Costa o presidente com maior longevidade e com mais títulos na história do futebol mundial.


Como homenagem e ilustração da afetividade também pessoal destas duas ocorrências inesquecíveis, juntam-se algumas imagens de adereços reportados à ligação que nos merece a figura incontornável do reforço que tem sido Pinto da Costa no Portismo que nos corre nas veias, bem como de recordações do dia da inauguração do Dragão Caixa.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens para ampliar )))

1 comentário:

  1. o Dragão Caixa tem sido palco de emoções fortes e já recebeu mais de 600 mil espectadores (627556) desde o primeiro de 786 jogos oficiais, a 7 de maio desse ano, para o Campeonato Nacional de Andebol, entre o FC Porto e o Madeira SAD (28-23).

    Filipe Mota foi o autor do primeiro golo no pavilhão, nesse jogo de andebol entre o FC Porto e o Madeira SAD. No hóquei em patins, a honra pertenceu a André Azevedo e, no basquetebol, foi Kevin Martin a converter o primeiro cesto no Dragão Caixa. Uma década mais tarde, são estes os melhores marcadores da história do recinto, nas modalidades de pavilhão: Ricardo Moreira (652 golos, andebol), Hélder Nunes (168 golos, hóquei em patins) e Gregory Stempin (922 pontos, basquetebol).

    O FC Porto conquistou 14 títulos de hóquei em patins, 11 títulos de basquetebol e nove de andebol desde a inauguração do Dragão Caixa, pavilhão que recebeu ainda outros eventos marcantes, como Galas dos Dragões de Ouro, Taças do Mundo de bilhar às três tabelas ou a Liga Ibérica de futebol indoor.

    ResponderEliminar