Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 4 de março de 2023

Galhardete histórico da presença do FC Porto na festa da subida do FC Felgueiras à 1.ª Divisão Nacional em 1995 e homenagem felgueirense ao então Campeão Nacional

 

Numa bela tarde soalheira de junho de 1995 o Futebol Clube do Porto foi convidado de honra do Futebol Clube de Felgueiras, na festa da subida à divisão superior do futebol português do anfitrião clube do interior do Distrito do Porto.

De tão marcante época futebolística nos anais da memória felgueirense, como foi a de 1994/1995, culminada com a subida do FC Felgueiras à 1ª Divisão Nacional, foi assinalada tal façanha com um festivo encontro de futebol do FC Felgueiras com o F C Porto, que se sagrara à época também Campeão Nacional. Cuja equipa principal portista foi à terra do pão-de-ló de Margaride, marcando presença no Estádio Dr. Machado de Matos, para abrilhantar essa festa felgariana. Tendo do acontecimento ficado também um galhardete, mandado fazer naturalmente pelos responsáveis do clube mais representativo de Felgueiras, em modo de agradecimento ao clube Dragão.

Então, além do galhardete entregue ao FC Porto na protocolar troca antes do jogo, mais alguns galhardetes idênticos tiveram existência. Tendo do mesmo sido feitos alguns exemplares para distribuição por entidades e pessoas mais próximas do clube azul-grená, também, entre os quais houve alguns que sobreviveram. Tratando-se dum galhardete assim raro, que agora chegou às mãos do autor destas lembranças, através de oferta de um amigo conterrâneo, também felgueirense e portista. Passando então a fazer parte dos objetos representativos de algo de afeição pessoal, guardado que fica entre o que tem sido possível preservar. Podendo identificar-se melhor sua representatividade, afinal, pelo que tem imprimido em letras de forma bem impregnada.


Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário