Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de março de 2023

Efeméride da Festa de Homenagem a Pedroto, no dia da entrega das Faixas de Campeões aos vencedores do Campeonato Nacional de 1958/1959

 

A 29 de março de 1959, passados dias da conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão do futebol português da época de 1958/1959, conquistado em Torres Vedras pelo FC Porto após a célebre superação do caso-Calabote, realizou-se no Porto, em pleno estádio das Antas, um festival comemorativo, englobando uma Festa de Homenagem a Pedroto, então quase em fim de carreira de jogador de futebol, na extensão da entrega das Faixas de Campeões aos elementos portistas que conseguiram esse feito (todos os jogadores, mais equipa técnica). Além de na ocasião também ter sido prestada homenagem a António Teixeira, futebolista que havia sido o melhor marcador do campeonato, com mais golos obtidos, mas a quem o jornal A Bola retirou esse título com artimanhas (visto ser por indicção dos responsáveis desse jornal a indicação dos autores dos golos e consequente entrega do troféu correspondente, a Bola de prata) para oferecer então o respetivo galardão a José Águas, do Benfica... Havendo no dia essa festa do título tido a compor o programa festivo um jogo em que o FC Porto venceu por 4-1 o Fûrth EV da República Federal da Alemanha.

Disso tudo (como de outras vezes anteriores se referiu todo o resto) assinala-se agora tão bela ocorrência através de registo de um álbum fotográfico de edição restrita, que com muita honra faz parte da biblioteca pessoal aqui do autor destas lembranças. Registando assim amplamente esse dia da Homenagem a José Maria de Carvalho Pedroto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário