Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 18 de março de 2023

Mário Silva na Revista "Dragões" - A propósito de nota sobre seu falecimento e evocação anterior na roda dum carro de apoio antigo...

A Revista “Dragões”, atual publicação oficial do Futebol Clube do Porto, no seu número mais recente faz justo preito ao antigo ciclista Mário Silva, num louvável artigo com que faz devido luto portista sobre o recente falecimento desse histórico corredor do FC Porto que foi vencedor da Volta a Portugal de 1961, atleta Olímpico portista e ciclista Internacional em diversas participações por Seleções Nacionais – conforme tem lugar na rubrica Imortais #, à página 36 da edição nº 436, de MARÇO 2023.


Enaltecendo-se essa boa lembrança, o tema faz também lembrar anterior referência ao mesmo famoso ciclista numa noutra edição da própria revista do clube, há já alguns anos, com especial enfoque para a publicação em 2018 no respetivo n.º 380 de JULHO daquele ano. Quando, na página 62, # Espaço do Leitor, sob título “AS VOLTAS QUE UM CARRO DÁ”, num artigo escrito pelo autor deste blogue, também, houve uma corrida no tempo a acompanhar o percurso dum antigo carro de apoio do ciclismo do FC Porto. Em cuja viagem memoranda foi relembrado Mário Silva em foto alusiva e explicação acompanhante desse carro. Tal como se pode recordar por imagens a captar as páginas correspondentes (em captações fotográficas, para não se estragar a revista, como aconteceria por digitalização, ainda que assim ficando apenas em modo de ver e não de leitura).

Serve esta lembrança, assim, para uma homenagem a esse grande ciclista desaparecido no início deste mês de março, porque a memória dos grandes vultos merece eterna perpetuação.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário