Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 26 de março de 2023

Lembrando… David Lopes Martins: Um Nome Histórico do FC Porto

Os grandes nomes do Futebol Clube do Porto, não apenas no futebol mas de todo o mundo do clube azul e branco, são merecedores de perpétua memória, entre figuras do colossal fenómeno sócio-desportivo que apaixona multidões há mais de um século, como se sabe, quão todos merecem apreço histórico e serem lembrados. Sendo qualquer altura do ano, alguma ocasião que seja, um tempo propício para não deixar esquecer quaisquer desses muitos que engrandeceram o FC Porto. Quanto mais ainda quando se passam temporadas de algo em que ficaram referenciados. Como no caso, desta vez a evocar.

Ora, decorrendo o mês de março que traz nova vida à natureza ambiental com o revigoramento primaveril, calha bem recordar o facto de há uns anos neste mesmo mês ter sido prestada uma homenagem a um senhor que fez parte integrante da vida do FC Porto, como foi o ato simbólico mas justo prestado em 1970 a um antigo atleta e dirigente do clube, David Lopes Martins.   

Oriundo duma família prestigiada na nação portista, David Lopes Martins era filho de Alexandre Lopes Martins, que foi um dirigente com funções de tesoureiro do Futebol Clube do Porto ainda nos primeiros anos de existência do clube azul e branco, tendo sido um dos homens ligados à concretização do antigo campo da Constituição; bem como, David, era irmão de João Lopes Martins, o mais eclético atleta da história do FC Porto (praticante à farta duns sete instrumentos desportivos, na versão das modalidades atléticas de futebol, basquetebol, andebol, râguebi, hóquei, natação e atletismo, além de ainda ter também chegado a jogar ténis, sempre com a camisola do F.C. Porto).

Ora, menos conhecido e como tal lembrado que seu irmão João, o David Lopes Martins foi atleta do futebol e do andebol do FC Porto, tendo depois desempenhado funções clubistas como membro da Comissão Pró-Sede e ainda dirigente como Chefe de Secção da Natação, a cuja secção ficou associado como um dos entusiastas impulsionadores da construção da piscina das Antas.

= Imagem inicialmente publicada no jornal O Porto e depois incluída no livro “ 6 ANOS DE PROGRESSO NA VIDA GLORIOSA DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO ”, obra da autoria de Rodrigues Teles, de 1971, a historiar os anos da gerência de Afonso Pinto de Magalhães à frente do FC Porto. 

Pois em Março de 1970, na ocasião da inauguração do Pavilhão de Treinos das Antas, tendo a oportunidade sido alargada a outras celebrações, foi também ensejo de algumas homenagens, incluindo entrega de Rosetas de Sócios aos associados ao tempo com 25 anos de filiação clubística. Havendo entre as homenagens sido prestada uma bem significativa a David Lopes Martins. Como ficou registado no jornal O Porto, então órgão informativo e historiador do FC Porto, que todas as semanas prestava ao mundo portista bons serviços noticiosos, qual andorinha que levava a Primavera onde houvesse poiso portista. Como nesse caso também, em plena Primavera de inícios da década dos anos setenta. Dando assim para, passados tantos anos, haver conhecimento ainda impresso desse justo tributo de gratidão portista.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Isto é História da boa e bem feita. Parabéns por não deixar esquecer nada. Obrigado à Porto. Aqui há somos Porto.

    ResponderEliminar