Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 4 de março de 2023

Interessante e inesquecível vitória no basquetebol sobre o Carnide na era Dale "Flash" Dover, em 1972!

 

Nesta altura do ano em que se aguarda pela revigoração da natureza e dentro do FC Porto se anseia pela retoma de boas sensações, além do futebol também nas diversas modalidades integrantes do atual ecletismo portista, calha a preceito recordar a fase sensacional da era-Dale Dover, quando o basquetebol do FC Porto teve épica existência.

Assim passando neste dia uma interessante efeméride duma grande vitória diante do rival normalmente emproado na proteção de clube do regime, vem a propósito lembrar que em 1972, a 4 de março desse ano ainda dentro do Estado Novo Salazarista, o FC Porto derrotou copiosamente o Benfica em basquetebol, dando mais um passo para a conquista do título “Metropolitano” do basquete português. Facto então ocorrido no Porto a «dizimar o Carnide, no Palácio de Cristal, por 126-34, com Dale “Flash” Dover em todo o seu esplendor: o norte-americano chegou aos 70 pontos perante dez mil espectadores.»

Dale “Flash” Dover era algo sensacional. Sobre ele nesse tempo já «a lenda crescia e o norte-americano criava um entusiasmo tal que os adeptos portistas passavam a seguir o basquetebol com um fervor que jamais se vira na modalidade em Portugal.» Nessa época da qual ficou em arquivo do autor destas lembranças até uma imagem da equipa com autógrafos de todos, mais uma foto original do craque em apreço, entre material devidamente aconchegado na estima pessoal.

Como amostra, ou respigos de recordação, deitamos os olhos da memória sobre tal ocorrência, digna de encómios, obviamente, através de alguns recortes da notícia então dada à estampa no jornal O Porto.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens ))

Sem comentários:

Enviar um comentário