Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Últimas homenagens públicas a Mário Silva - em vida e nas exéquias fúnebres

Estando ainda vivo na lembrança o recente falecimento do antigo ciclista Mário Silva, merece referência, a propósito de também esse acontecimento ter merecido justamente espaço na revista Dragões, em seu número ainda recente deste mês de Março, que Mário Silva havia tido um momento interessante pouco tempo antes, numa homenagem conjunta. Tal ocorreu na apresentação da equipa ABTF Betão-Feirense, Equipa Continental UCI, apresentada no Europarque de Santa Maria da Feira no início de fevereiro. Cuja cerimónia teve momento especial numa homenagem aos ciclistas naturais do concelho da Feira vencedores da Volta a Portugal. Sendo Santa Maria da Feira o único concelho detentor de seis vencedores da Volta a Portugal, foi feita uma homenagem conjunta entre o Clube Desportivo Feirense e a Câmara Municipal da Feira aos heróis feirenses da Volta: a título póstumo a Sousa Cardoso, Fernando Mendes e Joaquim Sousa Santos, representados por familiares; e Mário Silva, Joaquim Andrade e Fernando Carvalho, que estiveram presentes e receberam alusivas recordações. Tendo Mário Silva sido acompanhado por sua filha, enquanto na sala estavam expostas as respetivas camisolas amarelas dos vencedores da Volta Portuguesa. Com destaque para a emoldurada amarela de Mário Silva, com o emblema da Canada Dry, bebida gasosa em voga nesse tempo e que muito mais ficou famosa com a publicidade ganha perante essa ocorrência, de modo tão vistoso como foi aos olhos dos seguidores do ciclismo, à época. 

Assim sendo, nessa homenagem conjunta, além do Mário Silva, foram também homenageados, Sousa Cardoso e Joaquim Sousa Santos filho, vencedores da Volta quando corriam pelo FC Porto. Enquanto os outros também chegaram a correr com a camisola do FC Porto noutras épocas.

Posto isto, há que registar que no funeral de Mário Silva o FC Porto esteve representado por um vice-presidente e por dois outros representantes, um da área de conteúdos e outro do museu, que se fizeram acompanhar por uma bandeira do clube que depois cobriu a urna, a honrar esse histórico atleta do ciclismo portista.

O FC Porto esteve então representado em alto nível no funeral do antigo ciclista Mário Silva, incluindo a urna ter ido simbolicamente com a bandeira do FC Porto. O FC Porto é assim, algo especial!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário