Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Ainda e sempre o Título de “Campeões na Luz apagada” – reflexos do dia seguinte e ecos pelos tempos fora…

 

Ontem, 3 de abril, foi dia da efeméride da inesquecível vitória alcançada pelo FC Porto em 2011, que deu o Título de Campeão Nacional de futebol dessa histórica época de 2010/2011 em pleno estádio da Luz, em casa do adversário direto. Facto tremendo que levou ao mau perder do clube adversário, demonstrado no modo de reação com que os responsáveis benfiquistas mandaram apagar as luzes e ligar o sistema de rega do estádio, para tentar impedir os festejos dos futebolistas azuis e brancos no relvado, acabando por isso se transformar num épico espetáculo da “Luz apagada” a ver os campeões festejarem sob água saída de baixo para cima…

Fez ontem então 13 anos que isso ocorreu. Como faz hoje os mesmos anos que, no dia 4 de abril, nos jornais apareceram imagens dessa comemoração regada à luz fosca da noite dentro do estádio do rival derrotado. Sendo desse dia seguinte a 1ª página do jornal O Jogo que aqui e agora se recorda, com interessantes declarações de André Villas-Boas e Pinto da Costa.   

Pelos tempos adiante e por todos os anos já decorridos essa noite célebre é sempre recordada. Como na memória coletiva portista consta a ficha do jogo, no caso deitando olhos ao postal da “Coleção 30 Anos de Ouro” do jornal O Jogo.

Toda essa envolvência e suas reminiscências ficaram depois impregnadas em diversos meios, entre os quais no livro “Jorge Nuno Pinto da Costa A Chama do Nosso Dragão”, publicado em 2021.

Tanto que nesse mesmo livro de histórias contadas pelo próprio Jorge Nuno Lima Pinto da Costa ficou expressa a grandiosidade de toda essa época gloriosa em que a triunfante equipa do FC Porto foi treinada por André Villas-Boas, o grande Portista Luís André, como agora tem sido referido pelo ainda presidente que também é senhor Lima. Mas todos eles, com seus nomes mais conhecidos, Villas-Boas e Pinto da Costa, fizeram parte dessa temporada que é inesquecível.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário