Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 6 de abril de 2024

Memoria dos primeiros futebolistas internacionais Juniores do FC Porto: na calha de recordação da homenagem aos Juniores portistas na Primavera de 1964 – representantes do clube das Antas no Europeu de 1964 / Torneio de Juniores da UEFA/64.

 

Até meados dos anos 50 / 60 a categoria de Juniores de futebol vivia ainda num limbo de atividade, sendo praticamente a categoria antecedente da chegada ao escalão dos grandes, como se dizia. Seguindo-se o aparecimento da categoria de Principiantes e só mais tarde a de Juvenis. Acontecendo então que, além do Campeonato Nacional de Juniores ser ainda disputado de modo irregular, conferindo o título de campeão nalguns anos e apenas numa final, após fases de apuramento, também a nível de seleções havia poucos jogos e de modo ainda quase experimental. Sendo assim que os primeiros Internacionais Juniores do FC Porto foram alguns jovens jogadores de meio da década dos anos 50, na altura das décadas de transição de 50 para os 60, com Norberto, Roldão, Amorim e Fernando Ferreira ("Ferreirinha"), detentores dessa honra. 

Havia então em modo destacável o Torneio de Juniores da UEFA, cuja fase final se disputava na época das férias da Páscoa. Seguindo-se, em 1960 e 1961 a geração que conseguiu para Portugal o primeiro grande êxito nesse escalão, como foi com Serafim e Rui no Torneio da UEFA de 1961, conquistado sob o comando do treinador José Maria Pedroto, também treinador dos Juniores do FC Porto por esse tempo. Em cuja campanha de apuramento também estiveram Faria, Almeida e Valdemar. E depois em 1964 houve continuidade com a inclusão na Seleção Nacional de Juniores de Artur Jorge e Luís Pinto. Caso que teve relevância seguinte com uma homenagem prestada pelo FC Porto aos seus dois internacionais juniores desse tempo, na Primavera de 1964 – cujo facto merece referência, na pertinência memoranda da passagem de abril, vindo a talhe de lembrança esta ocasião coincidente, neste princípio de abril em 2024. Através do que depois veio no jornal O Porto, periódico do FC Porto, em maio desse ano de 1964.


Factos que não constam no atual "Museu FC Porto By BMG". Apesar de na antiga Sede do FC Porto e adstrita Sala-Museu Afonso Pinto de Magalhães, no edifício da Praça do Município (atual Praça Gen. Humberto Delgado, onde agora está um hotel) ter havido uma galeria de quadros com fotografias dos Internacionais do FC Porto, englobando futebolistas Internacionais A e B, mais Juniores e Atletas Olímpicos, entre os quais havia também fotografias emolduradas destes internacionais aqui e agora recordados.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

3 comentários:

  1. Os Juniores não aparecem no museu nem nos anos mais recentes os juniores e restantes escalões de formação do Futebol Clube do Porto não têm atenções da Direção, como se tem visto nas fracas épocas das categorias jovens. Este ano está a ser confrangedor ver os sucessivos maus resultados. Salva-se a equipa da Youth League, por ser uma mistura de juniores e Bês, felizmente. Longe vão os tempos das grandes jornadas dos Juniores como o Torneio de Limoges festejado nos Aliados e teve a taça exposta nio Museu do Porto, no tempo de Pinto Magalhães e Américo Sá.
    NMedeiros A

    ResponderEliminar
  2. Dois jogadores internacionais juniores A.Jorge e L.Pinto deveriam ser também referencias no Museu do clube

    ResponderEliminar
  3. Desses dois guarda-redes primeiros internacionais de juniores do Porto, o Roldão foi o que teve carreira mais conhecida do grande público, porque como no Porto teve à frente primeiro Acúrcio e depois Américo, foi para o Guimarães jogar na 1ª Divisão.

    ResponderEliminar