Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 30 de abril de 2024

Efeméride do FC Porto-Varzim (5-1) paradigmático no percurso do Título Nacional de 1977/78!

 

A 30 de abril de 1978, em pleno Estádio das Antas, o FC Porto de José Maria Pedroto teve mais um jogo da fase decisiva do Campeonato Nacional de 1977/78, quando já no período aproximado à reta final da prova recebeu e venceu o Varzim, por concludente goleada de 5-1. Apresentando-se a equipa varzinista em boa forma, então com alguns jogadores que marcaram épocas no FC Porto, como Tibi e Marco Aurélio (os quais depois até regressariam ao plantel das Antas), bem como alguns antigos ex-FCP que continuaram suas carreiras por outras paragens, como Leopoldo, João e Júlio, mais Lima Pereira, que ao tempo se distinguia na turma poveira e na época seguinte rumou ao Porto.

Estava a dar frutos, então, a reorganização do clube empreendida pelo presidente Dr. Américo Sá e as transformações operadas no futebol portista pela dupla do chefe de seção Pinto da Costa e do treinador José Maria Pedroto.

Ora, nesse jogo o FC Porto assinalou e reforçou a forte vontade de finalmente ser conseguida a vitória final no Campeonato, com Gomes a fazer um hat-trick e Oliveira a bisar em golos e assistências, apesar da forte resistência da equipa do Varzim.

Estava o FC Porto a fazer um ótimo campeonato e nessa altura da época entusiasmava sobremaneira os adeptos, rumando multidões às Antas e a outros campos onde jogasse a equipa portista. Quão ali, entre a massa associativa e a grande falange assistente, também esteve de corpo e alma o sócio que agora recorda isto. À época, em 1978, inscrito como Sócio Correspondente, após a transição anterior de Sócio Menor iniciada em 1973. Sendo que ao tempo os Sócios Correspondentes tinham direito a alguns jogos (através de bilhetes de entrada em dois jogos por ano. Mais algumas regalias que só foram perdidas já tempos depois…). Mas quantas vezes entrando ainda com bilhetes comprados de público geral para acompanhar a equipa noutros jogos nas Antas e sobretudo noutros campos da área de Entre Douro e Minho. Ao mesmo tempo que era Colaborador do jornal O Porto. Antecedendo a retoma de sócio normal, como de seguida passou a ser na categoria de Bancada, primeiro (vendo tantos jogos na central por baixo da arquibancada) e Superior depois. Enquanto o cartão de colaborador do jornal só foi recebido em 1980.

Pois esse Porto-Varzim, da 24.ª Jornada das 30 do Campeonato, terminado em 5-1 final, favorável aos da casa, contribuiu ainda para Fernando Gomes se ter mantido no topo da lista dos melhores marcadores, enquanto o esquadrão do Mestre Pedroto assim mais cimentava a liderança desse Campeonato que o FC Porto viria a conquistar 42 dias mais tarde. Estava prestes a ser de vez alcançado esse velho anseio, em 1978, depois do longo jejum vindo desde o título de 1959.

Pela importância do cometimento, nesse tempo, o Campeonato Nacional de 1977/1978 foi historiado devidamente em publicações espalhadas pelos escaparates, muito procuradas e apreciadas, quão depois guardadas pelos apaixonados pela Vida do FC Porto. De cujos livros e mesmo revistas saídas a público, se recorda este jogo para efeitos de partilha e registo de memorização.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: