Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Na maré do mau momento do FC Porto… em plena Primavera do futuro do FC Porto!

 

Está na crista da onda haver comentários de apaniguados da má situação atual do nosso clube, a desdenhar de quem quer a mudança e um melhor futuro para o FC Porto. Sabendo-se que, além dos interessados na manutenção do estado a que chegou o clube, por interesses particulares, uma outra parte dos renitentes é de pessoas agarradas ao que chamam de gratidão, como se isso ainda fizesse diferença no futuro – porque o que passou, passou… e interessa o que pode advir. Sendo de respeitar e sobretudo conhecer a História, fazendo memória, para que sirva alguma coisa para o futuro, mas com novos horizontes. Não se entendendo porém, extravasando isso tudo, como alguém pode colocar pessoas e nomes à frente dos interesses do FC Porto, que está atualmente em autêntico declínio.

Ora porque, contrariando comentários desses, como sou do tempo da espera dos tais 19 anos de travessia e não sou apenas dos tempos das vitórias sucessivas e muito menos das últimas décadas (embora até gostasse de ser mais novo e ter pela frente ainda mais anos de vida, obviamente), aqui fica esta mensagem pessoal de considerações, na pertinência do momento.

Pois então, porque do passado alguma coisa deve ficar e ser conhecida de todos, há que relembrar, também: - O FC Porto, depois de ter conseguido outrora em luta contra o sistema a vitória no Campeonato Nacional de futebol em 1959, superando o caso Calabote, passou de seguida tempos difíceis de gestão, culminando a meio da década de 60 com uma crise financeira, no tempo da presidência de Nascimento Cordeiro, que levou à venda ao rival Benfica do então mais promissor futebolista da equipa principal portista, Serafim, algo que caiu muito mal no seio da massa adepta do clube. Pois então dentro do FC Porto houve uma decisiva reação que levou à constituição duma Comissão Administrativa, para gerir o clube até à eleição duma nova Direção. Sendo tempos depois eleito Afonso Pinto de Magalhães como Presidente, numa gerência que, com os antigos Presidentes Dr. Cesário Bonito e Dr. Miguel Pereira na entreajuda, criou as bases de novo futuro e edificou autenticamente a maioria das construções que vieram a constituir a cidadela desportiva das Antas. Após esse período, Pinto de Magalhães soube sair a tempo, dando lugar a nova geração de dirigentes, encabeçados pelo Dr. Américo Sá a Presidente. O qual, mais tarde, depois de anos de grande fulgor, rodeado por dirigentes que impulsionaram o futebol, como o Dr. Nuno Campos, Alfredo Borges, Jorge Vieira e Jorge Nuno Pinto da Costa, passou pelo período de contestação após o verão quente de 1980 nas Antas, que dividiu  a opinião e posições dos adeptps portistas, devido ao diferendo de Pinto da Costa com Américo Sá. Este, percebendo o que se passava, desistiu de continuar, deixando caminho livre a um sucessor. Acontecendo então que, tendo havido um movimento tendente a nova candidatura de Pinto Magalhães, que tinha forte apoio, este soube retirar-se da corrida às urnas, deixando caminho livre a uma lista única que foi presidida por Pinto da Costa. 

(Estou à vontade, pois na ocasião apoiei Pinto da Costa por antever que ao tempo seria melhor para o clube, como passados estes anos, porque tudo tem seu tempo, antevejo agora ser Villas-Boas o melhor para o futuro, para bem do FC Porto!)

Agora, que o FC Porto passa por momento triste e infeliz, como se tem verificado, Pinto da Costa não soube retirar-se em tempo útil, em grande como se diz, vendo-se como está o estado do clube; e em vez de tentar minimizar os efeitos da gestão dos anos recentes, pelo menos, continua agarrado ao lugar e assim está a criar divisão na massa associativa, ciente que é necessária a mudança para bem do Clube. Enquanto cresce cada vez mais o apoio popular e sobretudo associativo a André Villas-Boas para futuro Presidente do FC Porto.

A verdade dos tempos que correm no ambiente azul e branco do Dragão.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))  

Sem comentários:

Enviar um comentário