Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Efeméride da vitória (2-1) no FC Porto-Guimarães de 1964 e outras coincidências… com a atualidade!

5 DE ABRIL DE 2024 !

A 5 de abril de 1964, domingo primaveril, pela tarde soalheira desse dia, disputou-se o jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futebol entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, no estádio das Antas, correspondente à 24.ª Jornada dessa prova da temporada de 1963/1964. Jogo esse que o FC Porto venceu, por 2-1, com golos de Carlos Duarte e Custódio Pinto. Tendo alinhado com Américo, Festa, Almeida, Joaquim Jorge, Rolando, Paula, Carlos Duarte, Hernâni, Jaime, Pinto e Romeu. Era o brasileiro Otto Glória o treinador, na sua curta e inglória passagem pelo clube das Antas, diferente das suas prestações anteriores e posteriores nos clubes de Lisboa, por do lado de cá não ter a proteção do regime… obviamente, como é sabido.

Ora, assim sendo, passa neste dia a efeméride da ocorrência desse jogo acontecido em 1964, na proximidade muito pegada ao próximo jogo entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães também no Porto. Agora no estádio do Dragão, descendente do mítico estádio das Antas em que se desenrolou o encontro de há 60 anos. Acrescendo ainda que, tal como esta época, em 2024, também o mesmo jogo de 1964 em que o FC Porto foi anfitrião do clube vimaranense antecedeu um outro entre os mesmos contendores para a Taça de Portugal. Como ficou registado no jornal O Porto, logo na 1ª página do órgão informativo e historiador do FC Porto, à época. Diga-se de passagem com vitória portista, também. Com a curiosidade desta efeméride coincidir com o dia da comemoração da passagem atual de 23 anos sobre o falecimento de Hernâni, que em abril de 1964 foi o homem do jogo escolhido pelo jornal O Porto para a ilustração desse prélio – em cuja foto, demonstrativa do virtuosismo de Hernâni Silva, se vê ainda o “Pinto do Porto” atento à jogada, com os dois azuis e brancos diante de Manuel Pinto do Guimarães (irmão do Cabecinha de ouro e diamante do FC Porto, autor do golo da vitória, que aos 60 minutos desempatou o jogo).

Curiosidades interessantes, que se podem recordar assim por nesse tempo o FC Porto ter um periódico que registava regularmente a História do FC Porto, como era o jornal O Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário