Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 19 de outubro de 2019

Maria Amélia Canossa, Voz do Hino do FC Porto, faz hoje anos: – “Parabéns a Você”!


A eternamente conhecida como cantora original do Hino do FC Porto, perfaz nesta data mais um aniversário natalício.


Neste dia, assim, completa mais um aniversário esta grande Senhora, admirada no mundo da música ligeira, ela que foi rainha das canções quando no panorama cançonetista predominavam as vozes bonitas, sem necessidade de acompanhamento de outras vozes nem efeitos musicais, como a nossa Canossa entoava melodias apenas com sua voz própria, acompanhada por música de orquestra, ao vivo. E sempre muito querida do mundo portista, como ficou célebre a máxima “É do Porto e sempre nossa, Maria Amélia Canossa” – slogan que depois deu título ao livro escrito ao jeito de Fotobiografia sua.


Com uma vida deveras longa e bonita, como se diz popularmente, continua felizmente a ser imagem de marca do FC Porto. Numa idade que, embora às senhoras não se coloque, bem sabemos ser longa e bem preenchida, por quanto como figura pública portista naturalmente conhecemos. Tendo nascido a 19 de outubro de 1933, está felizmente com uns 86 anos bem vivos.


= Recorte de coluna do jornal O Porto de quando, em julho de 1951 Maria Amélia Canossa, a voz do hino do FC Porto, foi eleita a Princesa da Rádio nortenha.

Estando de parabéns, homenageamos nesta data, mais uma vez, a sua aura sonora portista. Através de imagens relacionadas. E como fundo de cena, recordamos agora uma entrevista que temos como uma das melhores que sobre ela lemos, vinda a público na revista Mundo Azul, antiga publicação oficial do Conselho Cultural do FC Porto; em cujo número de novembro de 2009 se soube algo mais desta nossa consócia portista, melhor dizendo correligionária, para quem também «o FC Porto faz parte da minha vida»!


Para a D. Maria Amélia Canossa; parabéns.  Com votos de muitas felicidades, muitos anos de vida.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário