Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Obrigado Hugo Laurentino!


Hugo Laurentino, até agora guarda-redes do plantel sénior do andebol do FC Porto, muda de funções dentro da secção do desporto de balizas com bola jogada à mão.


A notícia chega ao público, dando conta que Hugo Laurentino, andebolista guarda-redes do FC Porto, termina a carreira de atleta de competição.


Hugo Laurentino vai terminar a carreira como atleta de andebol. O guarda-redes, capitão do FC Porto, não conseguiu recuperar de uma grave lesão contraída em outubro de 2018 e decidiu por isso dar um novo rumo à sua vida.


Aos 35 anos, um dos heróis do heptacampeonato do FC Porto (de 2008 a 2015) vai assumir as funções de Team Manager da equipa de andebol dos Dragões.


Ao longo de 15 temporadas ao serviço dos dragões, Laurentino venceu 13 títulos: oito campeonatos nacionais, uma Taça da Liga, duas Supertaças e duas Taças de Portugal, tendo vestido a camisola da seleção portuguesa várias dezenas de vezes.


Com efeito, o histórico guarda-redes do andebol portista abandona as balizas, conforme o próprio anunciou esta terça-feira (1 de outubro de 2019), pondo um ponto final no seu percurso profissional como atleta, em que no andebol começou em 1995 na sua cidade de Évora, onde nasceu. O guarda-redes, que tanto brilhou ao serviço do FC Porto, continuava a ter dificuldades em debelar uma grave lesão no joelho esquerdo e vai agora assumir funções como Equipa Manager do plantel azul e branco.


O andebolista deu os primeiros passos no Évora AC e transferiu-se para os Dragões em 2000 ainda como juvenil. Depois de haver sido campeão no FC Porto em 2002/03 e de seguida ter tido um curta passagem pelo Vitória de Setúbal entre 2003 e 2005, Hugo Laurentino integrou a formação principal do FC Porto no início da época 2005/2006 e ao longo de 15 temporadas venceu mais competições, somando 13 títulos: oito campeonatos nacionais, uma Taça da Liga, duas Supertaças e duas Taças de Portugal.


Hugo Laurentino é um dos heróis do heptacampeonato do andebol portista, conquistado entre 2008 e 2015, e era o único jogador do atual plantel que tinha alcançado esse feito.


Hugo Laurentino, entre marcas e pontos altos de sua brilhante carreira, tem também mais um facto deveras assinalável: É dragão de Ouro. Tendo sido agraciado com o galardão oficial de reconhecimento portista em 2010.


Em mensagem pessoal divulgada por ele mesmo, no dia em que anuncia o fim da carreira de jogador, deixou expresso toda a envolvência desta ocorrência:

«Foi tudo aquilo que eu queria e, ao mesmo tempo, muito mais do que imaginei. Cheguei ao FC Porto no ano 2000, com 16 anos. É o mesmo que dizer que passei aqui mais de metade da minha vida. Dei tudo de mim e, também sei, o FC Porto deu-me tudo. Abriu-me as portas, deixou-me cumprir o sonho de jogar andebol, fez-me sentir em casa. Cresci em cada treino e em cada jogo. Por todos os pavilhões onde passei, tentei sempre erguer bem alto o símbolo desta casa, mantendo o respeito e hombridade pelos quais norteei a minha carreira.
É chegada altura de deixar a baliza, fechar um ciclo, recordar todos os bons momentos e agradecer ao clube, aos meus colegas, os de hoje e os de outrora, à estrutura e também a todos os adeptos que me acarinharam, que me puxaram para cima e me fizeram dissipar qualquer dúvida de que este é um clube especial. Um clube de alma e coração.
Li algures que o final de uma etapa significa sempre o início de outra e é exatamente com esse espírito que encaro o que aí vem. Novos desafios em novas funções, onde, como sempre, darei o meu melhor para tentar estar à altura. Junto ao campo, junto à minha equipa e próximo da nação portista. É ali, afinal, que me sinto bem e é ali que quero estar.
Vemo-nos por aí.
Hugo Laurentino.»

A nós adeptos resta agradecer tudo o que fez na defesa do sagrado símbolo do FC Porto.


Habituamo-nos a vê-lo, confiando que ele lá atrás resolvia situações e ia fazendo com que a equipa superasse o que ia sendo possível. Agora continuamos a confiar que na sua nova e atual função continuará a dar confiança e a motivar tudo e todos, para que o andebol do FC Porto continue a viver na fase vitoriosa que tem vindo a acontecer.


Tal como antigamente houve os Campeoníssimos do Andebol de Onze e depois os Supercampeões do Andebol de Sete, tendo inclusive Hugo Laurentino estado também no período dourado da conquista dos sete campeonatos seguidos, homenageamos o seu referencial dentro da modalidade no clube, na sequência do significado que o andebol sempre teve e tem no FC Porto. 

Ora, recordando a história andebolista azul e branca ao tempo em que Hugo Laurentino começou a destacar-se no seio do andebol portista, repesca-se na recordação o que sobre o andebol do FC Porto foi historiado, pelo autor destas linhas, na revista "Mundo Azul", antiga publicação do Conselho Cultural do FC Porto:



Em nome pessoal e como sócio e adepto apoiante do FC Porto, lhe digo, aqui neste espaço pessoal de Memória Portista: - Obrigado Laurentino !


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário