Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Curiosidades Portistas: Uma "sociedade" de quatro futebolistas do FC Porto: Pedroto, Teixeira, Vieira e Américo - em 1952/53


No deslumbre interessante que proporciona o conhecimento de factos passados na história que nos toca, seja na área da heroicidade das figuras da chamada história da Pátria, seja ao nível desportivo na admiração pelos nomes ilustres do historial do clube desportivo que nos enternece motivação especial, merece um cantinho peculiar de afeto o que se guarda no baú de memórias do grande baluarte do desporto português. Incluindo curiosidades relacionadas. Como o caso desta vez a merecer uma revista memorizante.


Ora, folheando páginas de história portista, pousam nossos olhos num anúncio publicitário sobre uma mota usada em tempos idos. Conforme aparece numa das páginas do livro “Colecção FIGURAS do FUTEBOL NACIONAL” (Volume I - Futebol Clube do Porto), publicado na época de 1952/53. Sendo essa publicação numa edição conjunta de “Publicidade Sete Cores” e da “Livraria Simões Lopes”, através de patrocínios de anunciantes, entre os quais estava a firma dessa moto, naturalmente. Com a curiosidade de em tal campanha de promoção terem entrado quatro futebolistas ao tempo a jogarem no FC Porto, que aceitaram juntar seus nomes, para o efeito – Teixeira, Pedroto, Vieira e Américo.


Assim os futebolistas António Teixeira, José Pedroto, Carlos Vieira e Américo Lopes “faziam reclame” (como se dizia, popularmente), conforme era anunciado desse modo, a afirmarem que compravam motos da marca publicitada. Estava-se então nos inícios da década dos anos cinquentas, a entrar por 1953, sendo de notar que Teixeira e Pedroto eram já nomes consagrados como titulares da equipa principal do FC Porto, enquanto Carlos Vieira que era mais antigo no clube era visto como um reforço quando necessário, e Américo estava a começar a entrar no plantel, antes ainda de ter ido para a tropa e o serviço militar lhe atrasar a carreira.


Ao tempo ainda o estádio das Antas era novo, havia sido inaugurado em Maio da temporada anterior e todos os futebolistas do FC Porto entretanto tinham passado pelo pelado do campo da Constituição. A equipa principal detinha também alguns dos grandes valores da década de quarenta, mas estavam de permeio a entrar jovens arietes. Tendo por isso a escolha sido sintomática do apreço dos diversos níveis etários e da inerente valorização diante do público.

Era então treinador do FC Porto o célebre Cândido de Oliveira. Ao lado de cuja biografia, no referido livro, foi colocado o chamariz do anúncio publicitário...


Perante esta curiosidade, e os quatro elementos do FC Porto terem sido escolhidos para essa publicidade, em sinal da admiração com que eram tidos, folheamos o livro em apreço para revisitarmos o que sobre os mesmos, desse quarteto, era então narrado à época.


(Note-se que a terra natal de Américo é Santa Maria de Lamas  e a data de nascimento está conforme foi registado, mas o verdadeiro dia de seu aniversário é a 27 de fevereiro. Sendo estas mais algumas curiosidades, a talhe da publicação.)

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens ))) 

Sem comentários:

Enviar um comentário