Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

112 anos do nascimento de Artur Pinga

No dia 30 de Julho de 1909 nasceu uma das grandes lendas do FC Porto, Artur de Sousa Pinga. Faz portanto agora em 2021 já 112 anos. Pinga que durante muitos anos foi considerado, pelos que o viram jogar, o melhor futebolista português por muito tempo. Dizia e escrevia o jornalista Alves Teixeira, d’ O Norte Desportivo, que se Pinga tinha nascido anos depois valeria fortunas. E todos sabemos que se tivesse jogado pelo Benfica ou no Sporting seria sempre lembrado com coroas de glória, mas como foi o símbolo-mor do FC Porto, durante anos, apenas no FC Porto era um bom jogador dos tempos em que havia poucos jogos internacionais, por exemplo. Contudo, vendo como o galardão máximo do FC Porto durante anos teve o seu nome, o Trofeu Pinga, só esse facto é revelador às gerações presentes e futuras da sua dimensão.

Como de outras vezes já aqui Pinga foi evocado em diversos modos e feitios, desta feita recordamo-lo através das páginas dum livro do jornal lisboeta A Bola, incluído nas maiores figuras do futebol português.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Boa tarde
    Talvez por isso, ou muito por isso o meu pai foi portista e fez toda a familia portista aqui na ilha.

    Um abraço da Madeira

    ResponderEliminar