Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Na reportagem d' O Jogo: - A vitória do FC Porto B em Espanha, derrotando na final o anfitrião que afastara o Benfica B de véspera…!

Pode parecer algo de somenos aos olhos adversários, mas foi significativa a vitória do FC Porto B no Torneio de Badajoz, erguendo o respetivo Troféu Luis Bermejo, que vem para o museu do FC Porto. Algo que se fosse vitorioso para uns Benfica ou Sporting, nem que fosse em juniores ou coisa parecida, era vangloriado até onde calhasse. A modos como antigamente os clubes de Lisboa angariaram aderentes e ainda vão mantendo simpatizantes por todo o país, graças à comunicação externa e interna desses clubes, dando destaque a qualquer coisa de seu interesse, ao invés de desvalorização e companhas contrárias ao rival direto do Norte. Tal qual em tempos idos até havia grande ênfase para a Taça Ribeiro dos Reis, de equipas de reservas a nível nacional, só porque lá pelo regime BSB iam vencendo, e houve certo culto da particular Taça Latina porque, embora sem ser oficial, foi ganha pelo clube do regime.

Pois o FC Porto venceu em Espanha mais um Torneio, um dos torneios de verão que quando eram ganhos por clubes de Lisboa e arredores tinham importância. Mas desta vez foi a Equipa B do FC Porto a arrecadar esse triunfo.

Como tal, porque o jornal O Jogo dedicou espaço a essa significativa ocorrência desportiva nacional (portuguesa), contrariamente aos outros jornais, e, quer haja quem queira ou não, tem que se lhe diga, memorizamos o facto neste espaço de memória, com recorte da crónica da jornalista Ana Luísa Magalhães no diário desportivo nacional O Jogo, em sua edição desta segunda-feira dia 26, dia das pessoas mais experientes na vida, os avós…! 


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário