Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 25 de julho de 2021

Início de época futebolística em azul vivo! Nos Ás e nos Bês... Na calha de boas recordações, juntando as de agora a outra algo distante…

Está vivo o futebol do FC Porto, nas camisolas azul-brancas e sobretudo no valor demonstrado nas primeiras apresentações. Quer a Equipa A, triunfante e confiante no primeiro jogo, ainda que de preparação apenas, mas já com “coisas” boas demonstradas; e particularmente a Equipa B, que venceu os dois primeiros jogos de preparação, também, mas já com significado, por ter sido num torneio em Espanha, em que chegou à final e venceu o adversário que arrumara a equipa Benfica B no dia anterior.

Ainda que a Equipa B do FC Porto seja e sirva mais de meio de crescimento de jovens valores, para possíveis chegadas à nossa Equipa A, obviamente com alguns mais experientes a ajudar nesse crescimento, o caso da mesma equipa é importante como se viu e sentiu a época passada, por quanto houve quem exteriormente tudo tivesse tentado para a sua despromoção, tal como outros fartaram-se de apontar defeitos apesar disso. De modo que o bom início de época, assim, faz renascer o interesse esperançoso na sua continuidade formadora.

Com efeito, após os “Bês” portistas terem vencido o Extremadura, por 3-0, em Badajoz, no jogo de apuramento, a equipa B do FC Porto foi à final do Troféu Luis Bermejo, defrontado o clube anfitrião e que na véspera tinha eliminado o Benfica B. 

Final que bem merecia outra atenção da estação televisiva do Clube, visto o Porto Canal nem no fim do jogo dos Ás no Algarve ter dado imagens do jogo de Espanha... Apenas tendo dado informação de como estava o resultado na hora, faltando algum tempo ainda para o fim. Ficava bem e o mundo azul e branco gostava de ver o final desse encontro. Pois o facto de estar a ser transmitido via internet na FC Porto TV não quer dizer que chegasse a toda a gente. Como se viu em tantos comentários nas redes sociais com perguntas de tempo e resultado… desse tal jogo da final.

Assim sendo, para a história, porque é sempre um Torneio Internacional: - O FC Porto venceu o Troféu Luis Bermejo, ao triunfar por 1-0 sobre o Badajoz, por 1-0.

Desses jogos naturalmente constarão crónicas em locais apropriados, focando-se aqui apenas o que mais interessa. E ao mesmo tempo aproveita-se para recordar um outro início de época há uns bons anos já, quando o FC Porto estava engalanado com o título de Campeão Nacional depois da longa espera, em 1978. Tendo por isso sido entregues então as faixas de campões no jogo da apresentação, nas Antas. De cuja linda jornada se dá conta por este meio evocativo, como recordação – através de recorte do jornal O Porto, da época.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário