Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 31 de julho de 2021

Efeméride da 1ª Taça das Taças da Europa de hóquei em patins ganha pelo FC Porto (1º trofeu internacional da história do hóquei portista e 1º europeu do palmarés do ecletismo portista)


No dia 31 de Julho de 1982 o FC Porto alcançou o primeiro troféu internacional de hóquei em patins a nível de provas europeias de clubes na história do FC Porto, ao bater o Sporting na final da Taça das Taças por 20-12 no conjunto das duas mãos.

 

Com efeito, no último dia do mês de Julho do ano da primeira gerência presidencial de Nuno Pinto da Costa, em 1982, o FC Porto foi a Lisboa e ao pavilhão da nave de Alvalade defrontar o Sporting, em jogo a contar para a 2.ª mão da final da Taça das Taças da Europa, mas jogando então “descansado” perante o resultado obtido na 1ª mão, no Porto. Onde, no pavilhão as Antas, o FC Porto havia infligido uma goleada por 13-4. Então, sem deixar o adversário pôr patim em ramo verde, descontraidamente aconteceu um jogo de parada e resposta, sem deixar o resultado desnivelar-se, acabando numa derrota pela margem mínima, por 8-7, naturalmente vantajosa para as cores azuis e brancas, pois o total de 20-12 favorável aos hoquistas do FC Porto não deixou margem para quaisquer dúvidas. Tendo os Dragões conquistado o primeiro título da história do hóquei em patins portista e primeiro europeu do palmarés do ecletismo do grande FC Porto.


Entrava então finalmente o hóquei patinado portista no caminho dos êxitos mais salientes, depois das transformações operadas por Sampaio Motta como Seccionista, sobremaneira com autêntica refrescadela que trouxe para o plantel gente jovem que se revelaria importante, junto com Ilídio Pinto na chefia da Secçãonuma obra depois continuada após a chegada a presidente de Nuno Pinto da Costa.


Era então a equipa do hóquei em patins orientada pelo treinador João de Brito, antigo guarda-redes internacional, sendo o plantel constituído pelo eterno guarda-redes José Castro, acompanhado por Domingos Guimarães, Vale, Fanã e David Reis, vindos de anteriores temporadas, mais José Fernandes, e ainda os jovens António Alves, Vítor Bruno e Vítor Hugo, que haviam entrado no clube provindos do Valongo e Académica de Espinho, respetivamente.


De tão apreciável e sobretudo histórica conquista do FC Porto ficou esse feito registado no jornal O Porto, em sua edição de publicação seguinte – de cujas páginas para aqui se transpõe a imagem de primeira página (mais ao cimo) e pequena reportagem correspondente.







Também de um outro jornal, no caso externo e com redação em Lisboa, o Gazeta dos Desportos, ao tempo existente, se recortam algumas imagens e uma crónica, mais declarações na cabine portista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário