Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 4 de julho de 2021

69.º Aniversário de Luís Barbot, um dos “Históricos do Hóquei do FC Porto”

Domingo 04-7-2021:

Para quem acompanha o Hóquei em Patins do FC Porto e conhece a história do hóquei patinado português, a família Barbot faz parte das boas memórias do hóquei portista. Tendo o pai, o senhor Fernando Barbot, sido dirigente associativo e clubista, na Associação de Patinagem do Porto e no Futebol Clube do Porto, e os três filhos hoquistas tido carreiras salientes no FC Porto, além de outros clubes da área portuense, também. Tendo dois desses irmãos já merecido referências neste espaço de memória portista, hoje e nesta oportunidade é a vez do outro, terceiro, que é segundo na linha familiar dos três históricos hoquistas. 

Assim, tal o merecimento, como anteriormente foi lembrado Fernando Barbot (filho) que foi Internacional e Campeão Europeu de juniores, bem como João Paulo Barbot que foi Campeão Nacional de Juvenis e Juniores, mais internacional em juvenis, juniores e de Esperanças. E agora, desta feita, na calha da passagem de uma data especial como é o aniversário natalício, merece Luís Barbot – o aniversariante de hoje. Hoquista do FC Porto que na década dos anos 70 evoluiu pelo rinque da Constituição, mais no “Pavilhão Pinto de Magalhães” e ainda no “Gimnodesportivo das Antas /Américo Sá”, tendo ficado na história como das primeiras boas prestações das equipas juniores e da Equipa B do FC Porto. Havendo ganho diversos títulos de provas da Associação de Patinagem do Porto. Sem ter chegado contudo a fazer parte da equipa principal, sendo à época ainda jovem entrado nos seniores, por ter sido do tempo em que o hóquei azul e branco estava a passar por aposta de maior crescimento no panorama nacional e, por isso, ter havido busca de hoquistas “já feitos” oriundos de outras equipas.

= Equipa de Juniores do F. C. do Porto que pela 1.ª vez se classificou para o Campeonato Nacional, decorria o ano de 1970. Em pé: Tavares (massagista) Fernando Barbot, Luís Barbot, Armindo, Feliciano, Adriano Ferreira e Lopes. De cócoras: Vítor Freitas, Vítor Machado, Jorge Câmara, José Manuel Coelho e Joel (roupeiro).=

Era Luís Barbot um hoquista à Porto, algo do género Paulinho Santos do hóquei, por quanto jogava com o coração e amor ao que fazia e ao clube do peito. De modo que, enquanto o irmão, Fernando Barbot, nunca teve qualquer expulsão do rinque de jogo, já o Luís viu por diversas vezes cartões, mas por seu empenho posto na pista e espírito de fazer das tripas coração.  

= Os 3 irmãos ex-hoquistas do FCP:  Luís, João Paulo e Fernando.

Por fim, afastado das lides hoquísticas, Luís Barbot já tem marcado presença em encontros e convívios de antigos hoquistas, bem como de mais gente ligada ao hóquei em patins. Como aconteceu, por exemplo, num encontro registado na foto que se junta

= Luís Barbot, junto com os irmãos e com Cristiano, num convívio de Gente do Hóquei Portista.

Ora, neste dia completa 69 anos Luís Barbot, o Dr. Luís Barbot, agora advogado aposentado. O mesmo Luís Barbot que, junto com os irmãos, um dia veio a minha casa visitar-me, fazendo com essa surpresa uma inesquecível recordação ao jovem de então e hoje também já na idade de descanso profissional…

= Encontro de gente do Hóquei Portista de diversas épocas... de dentro e fora dos rinques.

Está assim de parabéns, o Luís Barbot, na passagem de mais um aniversário natalício, perante tal soma bonita em diversos aspetos, que nem fará mal aludir, assim como aos homens não fica mal indicar a idade de outros homens amigos. Motivando tudo isto, por junto, esta lembrança, com um abraço que aqui vai e fica, a desejar-lhe muitas felicidades e muitos mais anos de vida.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário