Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 2 de julho de 2022

Efeméride da assinatura do contrato de Yustrich com o FC Porto em 1955

A 2 de julho de 1955 o FC Porto passava a ter oficialmente como treinador da equipa principal o brasileiro Yustrich. Tendo nesse sábado sido rubricado o contrato que oficializou a entrada do conhecido “Homão” no comando do futebol das Antas.

Então Yustrich, que chegara à cidade do Porto apenas há três dias, demonstrava quão gostava de ficar e dava publicamente certeza de seu compromisso. Havendo nesse dia o treinador brasileiro Dorival Yustrich (à esquerda na foto da capa da revista Flama, junto com o médico do departamento de futebol) assinado contrato com o FC Porto. Curiosamente ele tinha já outra anterior ligação a algo relacionado com o clube, visto ter nascido a 28 de Setembro, data da original fundação do clube (embora ao tempo ainda fosse tida a conta da refundação, para mais tarde ter sido reposta a verdade dos factos).

Disciplinador inflexível, conquistaria depois, dez meses volvidos, a primeira “dobradinha” da história portista, ao vencer o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.

Ora ainda nesse ano, na revista lisboeta Flama, em novembro seguinte e em jeito de reportagem de apresentação, era colocada em título uma interrogação se (em 1956) seria no ano das Bodas de Ouro (olhando à tal data da refundação), no sentido de ano de ouro, em que o FC Porto alcançaria o título nacional que fugia então desde 1939, ia a caminho de 16 anos de espera. Pois foi mesmo, com Yustrich, nessa época o FC Porto foi Campeão!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário