Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Uma foto com história "aniversariante"...! (Plantel do FC Porto em 1963)

Corria quente o início de verão de 1963. O tempo de aulas da primária findara por alguns meses e havia começado a fase das férias grandes dessa temporada estival. Começando o bom tempo de brincadeiras entre amigos durante todo o santo dia, que eram todos, decorrendo despreocupadamente tudo sem se dar pelas horas. E num desses dias, sabendo um dos amigalhaços que aqui o autor destas lembranças fazia anos… ofereceu-me um pedaço de jornal com a equipa do FC Porto, em foto recortada dum jornal que lhe havia chegado às mãos. Pois, sabendo ele como eu apreciava e guardava essas coisas, teve a preocupação e atenção de me vir dar. Algo que muito gostei de receber e guardei com muita estima, mantendo comigo anos a fio. Contudo, apesar de ter conseguido manter muitas das preciosidades que fui juntando, esse bocado de jornal por algum motivo extraviou-se anos depois. E com que pena verifiquei essa perda, por desaparecimento, quando me apercebi, por entre alguns objetos que se perderam com as diversas alterações do decorrer dos anos, ao longo da vida.  

Ora, há algum tempo um amigo emprestou-me uma coleção de alguns jornais O Porto, dos primeiros anos da década de 60. E com surpresa, numa bela e agradável surpresa, apareceu-me diante dos olhos, numa das páginas d’ O Porto de 1963, essa gravura. Tratando-se do plantel do FC Porto desse tempo, com os meus primeiros ídolos, o guarda-redes principal grande Américo, o Pinto (Custódio Pinto), o Hernâni, o Azumir, Arcanjo, Carlos Duarte, Virgílio, Perdigão. Estando na equipa também o Serafim que tantas esperanças dava (antes de ter sido vendido pelo presidente Nascimento Cordeiro ao Benfica…) Enquanto estavam a aparecer novos valores como Festa, Nóbrega, Joaquim Jorge, Almeida, Atraca, etc.

Pois então, nesse ano em que eu fizera 9 anos, esses eram os jogadores do plantel do futebol portista. Agora, como nunca mais esqueci aquilo, por quanto adorei a oferta e gostei de ter guardado essa autêntica relíquia de estimação, recordo o facto – precisamente no dia em que perfaz uma boa conta de anos a ocorrência. Tendo diante dos olhos a mesma imagem, desta vez em página de jornal emprestado, mas que por ora tenho comigo. A foto que aqui publico, em atenção a toda a mesma envolvência.

Legenda: Plantel do FC Porto da época de 1962/1963, numa pose de conjunto ao final da mesma época: Em baixo e da esquerda para a direita – Virgílio, Vasconcelos, Festa, Pinto, Carlos Duarte, Mesquita, Carlos Baptista, Atraca e Perdigão; em cima e pela mesma ordem - Rui, Jorge Gomes, Serafim, Azumir, Joaquim Jorge, Almeida, Arcanjo, Paula, Hernâni, Nóbrega e Américo.

Armando Pinto

((( Clicar na imagem )))

1 comentário:

  1. Gr grupo de trabalho sempre prejudicado pelo árbitros do sistema

    ResponderEliminar