Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Lembrando: O 2.º Campeonato Nacional de Juniores ganho pelo FC Porto – em 1964

Naqueles tempos difíceis de meados do século XX, por exemplo, para um clube como o FC Porto, perante o cenário do futebol português ser então ainda mais centrado nos clubes de Lisboa, o FC Porto havia conseguido intrometer-se também no Campeonato Nacional de Juniores, alcançado que foi o 1º Título de Campeão Nacional da categoria em 1952/53. Isso quando o mesmo campeonato ia já em 14 edições. Depois dessa lança metida ao fim de 14 anos de competição (mais propriamente 15, mas de permeio sem atribuição do título um ano), o FC Porto só passados uns bons anos voltou a conseguir ser campeão de Juniores. Apesar de ter tido boas equipas e bons jogadores, de onde saíram valores de relevo para a equipa principal do clube ou que reforçaram até outras equipas nortenhas. Simplesmente outros valores se alevantavam, como se sabe. Até que, fruto também de entretanto haver voltado a ter um naipe de jogadores de boa colheita, em ano vintage, num dos melhores anos como na produção do Vinho do Porto, voltou o FC Porto a ter uma equipa júnior que venceu o Nacional correspondente. Então, à segunda vez, aconteceu isso na época de 1963/64, ao vencer a final em julho de 1964.

Com efeito, tal aconteceu nos inícios de julho de 1964. 

Tinha o FC Porto uma forte equipa, a ponto que conseguiu finalmente suplantar as adversidades e concorrências tradicionais, tamanha a dimensão desse grupo, inclundo uns Ernesto, Artur Jorge, Lázaro, Sucena, Luís Pinto, Vieira Nunes, Silva, todos eles depois chegados à categoria sénior em bom plano. Mais outros como o guarda-redes Sousa, que era uma ridente promessa, bem como Dario, Assunção, Mário Leite e Alves, etc. Sob orientação do treinador Artur Baeta.

Depois, como se sabe, o FC Porto voltou a vencer o Campeonato Nacional de Juniores volvidos dois anos e daí em diante os triunfos foram mais usuais. Sendo que atualmente é o FC Porto o clube que tem mais títulos conquistados, na soma total.

Agora, na lembrança desse título conseguido em 1964, regista-se o facto com imagens e recortes do jornal O Porto, para melhor ilustração memorial de tão importante vitória. Como foi a obtida brilhantemente na final, em Leiria, ao derrotar o Sporting por 1-0, golo de Ernesto (que mais tarde chegou a alinhar na equipa principal de seniores).

O FC Porto sempre foi uma boa escola de valores!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário