Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Lembrando o "115 do FC Porto no seu 75.º Aniversário Natalício: - Parabéns Freitas!

 

Fernando Freitas está de parabéns: O popular 115 do FC Porto, que enchia as medidas do adepto que nas bancadas do estádio das Antas vibrava com a sua presença em campo, vestindo a camisola das duas listas azuis do FC Porto; ou ouvindo o seu nome nos relatos do Quadrante Norte, ficava mais descansado com a evolução dos jogos do Porto... faz hoje 75 anos!

No seu 75.º aniversário relembramos o histórico futebolista do FC Porto, com lembrança de anterior artigo publicado aqui neste blogue pessoal Memória Portista. Porque merece ser lembrado e festejado.

Parabéns Freitas!.

~~~***** ~~~
Quando algo não corre bem, como no caso de jogadores que se empenham menos, para não dizer de outra forma, há sempre qualquer exemplo que vem à tona das lembranças, de outras ocasiões melhor conseguidas com atletas mais esforçados, sem descurar chefias mais sincronizadas e orientações atentamente discernidas.


Ora, falando na primeira pessoa – porque sou adepto do FC Porto que sente e quando apresento qualquer razão é para meu bem estar portista, a bem dizer o mesmo quanto ao bem da coletividade – não vi jogar os maiores valores de tempos antigos do futebol do clube, obviamente, mas por conhecer a história do FC Porto, aprecio terem existido uns Pinga, Valdemar Mota, Acácio Mesquita, Siska, Gomes da Costa, Soares dos Reis, Araújo, Hernâni, Barrigana, Virgílio, Carlos Duarte, etc. Como vi jogar e admirei imenso o Américo, o Custódio Pinto, o Festa, o Jaime Silva, mais uns Nóbrega, Pavão, Rolando, Armando, Rui, Lemos, Manhiça, Cubillas, Rodolfo, Gomes, Fonseca, Duda, Oliveira, etc. etc. e tenho como protótipo de jogadores de tempos áureos mais recentes uns modelos tipo padrão à João Pinto, Paulinho Santos, Jorge Costa, Bruno Alves, Vítor Baía, Deco, Aloísio, Lucho, Lisandro, Adriano e por aí adiante. Logo vindo à ideia a necessidade paradigmática que urge voltar a existir. Como existiu em tempos idos um Freitas, que dispensa grandes apresentações explicativas, a não ser que é dos futebolistas que vestiram a camisola do FC Porto eternamente lembrados por quem sente o FC Porto.
(...)  


Na pertinência, junta-se aqui e agora uma crónica publicada (em agosto de 2018) no Jornal de Notícias, incluída na rubrica Património Nacional, sobre o possante e dedicado defensor Freitas – antigo 115 do FC Porto (número de emergência antigamente, anterior ao telefónico 112 de agora).

Obs.: Imagens com marca do blogue "Longra Histórico-Literária" (porque é) também blogue pessoal do mesmo autor deste blogue "Memória Portista".

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Bola na area do Porto e "corta Freitas" era pequeno mas lembro-me muito bem, la com umas antenas improvisadas conseguíamos ouvir a reunidos do norte aqui na ilha, fez parte da equipa dos bigodes que acabaram com o jejum de 19 anos. Parabens e obrigado pela dedicação.

    ResponderEliminar