Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 3 de julho de 2022

FC Porto Campeão Europeu de Bilhar 2022! De novo vencedor do Europeu de Clubes em Bilhar às Três Tabelas !!!

O Futebol Clube do Porto é o novo Campeão da Europa de Bilhar às Três Tabelas. A jogar na Academia do Estádio do Dragão, com a responsabilidade e honra de organização oficial, a Secção de Bilhar do FC Porto teve mais um grande momento internacional. Tendo a representação do clube Dragão, pelo quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira, batido os turcos do FBN Tekstil BSK no desempate por “grandes penalidades”, repetindo o feito que havia alcançado em 2017, quando ergueu a Taça da Europa de Clubes pela primeira vez, então no Dragão Arena.

Ora, o bilhar, que é modalidade interessante de ver mas pessoalmente nem muito de uso corrente (querendo dizer que simpatizo ver um bocado, mas nem sei tacar em modo escorreito, ou seja apenas quase a espirrar…), é assim uma “coisa” que tem dado alegrias portistas. E como tal merece pois ficar memorizada mais uma vez neste espaço de Memória Portista, perante o feito do FC Porto voltar a ser Campeão Europeu de bilhar clássico, o chamado Bilhar às Três Tabelas. Repetindo assim anterior conquista, passando o Bilhar portista a ter duas vitórias de Campeão Europeu, tal como o Futebol e o Hóquei em Patins do FC Porto.

Nunca pensei que o Bilhar do FC Porto fizesse com que suas partidas fossem afinal como algo do que acontece com os jogos das equipas azuis e brancas de futebol, hóquei em patins, provas do ciclismo, andebol, voleibol feminino, etc. Para quem não pode abusar do coração. Tendo desta vez (estando a seguir pelo Porto Canal) de deixar de ver para não sofrer; e aguardar ansiosamente até saber o resultado final…

Na Academia do Dragão, o quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira venceu a equipa turca no desempate final e venceu brilhantemente a Taça da Europa de Clubes de 2022.

O campeão europeu na vertente individual, Daniel Sánchez colocou os 'azuis e brancos' em vantagem (40-33), mas os adversários responderam logo de seguida através de Gokhan Salman, que derrotou João Ferreira (40-24). Tayfun Tasdemir surpreendeu o jogador do FC Porto Dick Jaspers, o número um mundial, pela margem mínima (40-39), e colocou os portistas em desvantagem. Depois disso, Rui Manuel Costa, que recuperou de um atraso significativo no marcador, empatou o embate a dois (40-38). Como as novas regras da competição ditam que, em caso de igualdade, o vencedor se decide através do desempate por grandes penalidades, houve então desempate, tendo aí João Ferreira e Gokhan Salman feito uma entrada cada, antes de Rui Manuel Costa voltar a concretizar e fazer sete seguidas. Daniel Sanchéz perdeu o duelo com Murat Naci Coklu e deixou tudo nas mãos do companheiro de equipa holandês. Dick Jaspers não vacilou e permitiu ao FC Porto festejar a conquista do título.

Diante deste acontecimento histórico, anota-se também aqui o que consta da página oficial informática do clube, em fcporto.pt:

« 3 DE JULHO DE 2022 19:00 h

FC Porto venceu a Taça da Europa de Clubes de Bilhar às Três Tabelas após penáltis

O Futebol Clube do Porto é o novo Campeão da Europa de Bilhar às Três Tabelas. A jogar em casa, em plena Academia do Estádio do Dragão, o quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira bateu os turcos do FBN Tekstil BSK no desempate por grandes penalidades e repetiu o feito que havia alcançado em 2017, quando ergueu a Taça de Europa de Clubes pela primeira vez.

Recém-coroado Campeão Europeu na vertente individual, Daniel Sánchez começou por impor a sua lei e colocou os azuis e brancos em vantagem desde cedo (40-33), só que os poderosos forasteiros responderam através de Gokhan Salman - que derrotou João Ferreira com relativo conforto (40-24). Numa final imprópria para cardíacos, Dick Jaspers via-se proibido de falhar, fez sete carambolas consecutivas e teve bola de jogo, mas errou por milímetros e Tayfun Tasdemir castigou o número um mundial pela margem mínima (40-39). A partir daqui apareceu Rui Manuel Costa, que recuperou de um atraso significativo no marcador e fez o dois igual (40-38).

As novas regras da competição ditam que, em caso de igualdade, o vencedor se decide através do desempate por penáltis e assim foi. João Ferreira e Gokhan Salman fizeram uma entrada cada, antes de Rui Manuel Costa voltar a brilhar e fazer sete seguidas. Daniel Sanchéz tremeu na terceira mesa, perdeu o duelo com Murat Naci Coklu e deixou tudo nas mãos do companheiro de equipa holandês. Dick Jaspers correspondeu às expetativas, apresentou-se em melhor forma do que nas “meias” e no tempo regulamentar da final, assinou cinco carambolas logo a abrir e colocou Tayfun Tasdemir sob enorme pressão. À terceira entrada, o turco falhou o alvo e os portistas suspiraram de alívio antes de festejarem o segundo título de Campeão Europeu de um palmarés já de si recheado.

Eis os parciais do tempo regulamentar (2-2) e dos penáltis (14-6):

Dick Jaspers 39-40 Tayfun Tasdemir (5-2)

Daniel Sánchez 40-33 Murat Naci Coklu (1-2)

Rui Manuel Costa 40-38 Lütfi Cenet (7-1)

João Ferreira 24-40 Gokhan Salman (1-1)»

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens )))

 

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Estou a divulgar um canal que criei no Youtube que analisa Relatórios e Contas de empresas. Comecei com a FC Porto SAD e penso que possa ter interesse dá-lo a conhecer ao universo Portista.
    Com os melhores cumprimentos,
    contábil

    ResponderEliminar