Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Faleceu José Eduardo dos Santos (1942-2022) - antigo Presidente da República de Angola e Ilustre Portista

O antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu esta sexta-feira 8 de julho de 2022, aos 79 anos (e a meses de completar 80), conforme foi anunciado pela Presidência da República angolana. Através de um comunicado nas redes socias, a Presidência da República de Angola deu a conhecer o "falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11 h 10, hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença". Sendo então em Angola declarado luto nacional, a ser observado em todo o território angolano e nas suas missões diplomáticas e consulares, por decreto presidencial hoje assinado pelo chefe de Estado – com a duração de cinco dias, durante os quais a bandeira nacional angolana será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.

O Engenheiro José Eduardo dos Santos foi e é figura carismática da História de Angola a seguir à Independência, como sucessor do Dr. Agostinho Neto.

Obviamente, como político, será figura controversa. Aliás como todos os políticos, independentemente de seus quadrantes e ideologias. No caso regista-se o facto de ter sido um conhecido Adepto Portista, dos que se não deixaram influenciar pelo regime antigo que levou Eusébio e outros que tais para onde interessava a alguém do sistema. Fazendo a cabeça a pessoas mais influenciáveis. De modo que até Eusébio dizia em entrevistas, a enganar gerações posteriores, que nunca perdera qualquer jogo com o FC Porto, quando foram várias as vitórias portistas na década de 60 com Eusébio em campo diante do FC Porto.

José Eduardo dos Santos lá na sua distante Angola, pelos confins do Império Colonial Português do Estado Novo de Salazar, começou a simpatizar com o FC Porto ainda em jovem. Acontecera que os futebolistas angolanos Arcanjo e Carlos Duarte vieram para o FC Porto nos anos de 1951 e 1952, respetivamente, depois de ele ter tido primeiro contacto com o FC Porto aquando da célebre viagem da equipa principal do FC Porto a África, em 1949, durante a célebre “Caravana da saudade”. Acontecimento esse que então tivera impacto nas simpatias de Eduardo dos Santos. E, ficou apaixonado pelo FC Porto. Ele que em pequeno lá em Angola chegou a ter outras simpatias no tempo do Estado Novo, cujo sistema também, com a lavagem cerebral que havia a favor de Lisboa e arredores, fazia com que o Porto não tivesse tanta expansão pelas regiões ultramarinas. Mas com aquela digressão pelas paragens africanas, muitos adeptos se voltaram para as cores portistas. E com a vinda de alguns jogadores dessas antigas províncias, mais se intensificou a simpatia pelo clube das Antas nos naturais luso-africanos. Tanto que o antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, um dos portistas conhecidos por esses sítios, ficou a ser grande admirador de Carlos Duarte e de Miguel Arcanjo, desde que eles vestiram a camisola do FC Porto – como mais tarde teve oportunidade de demonstrar pessoalmente a Carlos Duarte, em romagem de saudade que o antigo futebolista fez à terra natal.

A propósito, e pelo significado relacionado com todo esse afeto entre Portistas angolanos com o FC Porto, recorda-se que Miguel Arcanjo, falecido em agosto de 1989, quis ser sepultado com a camisola do FC Porto, conforme foi ao tempo devidamente registado na revista Dragões.

Mais tarde, no seguimento de anteriores interligações, já em abril de 1994 o próprio Presidente Eduardo dos Santos enviou uma carta ao Presidente Pinto da Costa, de grande significado. Carta essa a que foi dado natural relevo também na revista Dragões.

Posteriormente, em nova visita do FC Porto a Angola, então para disputa pela equipa principal do Torneio da Paz, em 1999, foi pelo Diretor do futebol Reinaldo Teles entregue ao Presidente Eduardo dos Santos uma camisola nº 5 alusiva ao “Penta”, referente à então recente conquista do título de Penta-Campeão de Portugal.

Entretanto, em novembro de 2014, aquando de uma visita de uma comitiva portista liderada pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, José Eduardo dos Santos foi distinguido com um "Dragão de Honra".

O F. C. Porto recorda José Eduardo dos Santos numa nota oficial, na sequência do falecimento do antigo presidente de Angola: "Era um fervoroso adepto do F. C. Porto e chegou mesmo a ser atleta da filial portista, o Futebol Clube de Luanda", pode ler-se.

José Eduardo dos Santos foi presidente de Angola entre 1979 a 2017, havendo tomado posse em Setembro de 1979, substituindo Agostinho Neto. Fez a guerra e conseguiu a paz definitiva em 2002. Esteve na Presidência até agosto de 2017.

Em 2019 decorreu uma exposição temporária na sala exterior do museu do FC Porto, no estádio do Dragão, sobre as ligações do FC Porto com Angola. Como se pode recordar por este artigo, 

(clicando no link) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2019/09/mais-uma-exposicao-temporaria-na-sala.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário