Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Efeméride: Albino Alves Campeão Nacional de Ciclo-Cross de 1965 – à frente de Joaquim Leão, em dueto de pódio do FC Porto

 

A 10 janeiro de 1965, um domingo frio e chuvoso de início de ano de meio dessa década de tempos românticos dos anos 60, realizou-se no Porto a decisiva prova do Campeonato Nacional de Ciclo-Cross, prova de princípio da época desportiva do ciclismo. Tendo participado ciclistas das Associações do Norte e Centro, com ausência de ciclistas do sul, da área de Lisboa e arredores que não tinham apetência para concorrer nessa competição de inverno.

Tinha anteriormente sido disputado o Campeonato Regional da Associação de Ciclismo do Porto, e seguiu-se então o Campeonato Nacional, em prova alargada a ciclistas de outras Associações do país. 

Assim nesse Campeonato Nacional de Ciclocrosse de Portugal, disputado nos terrenos do Palácio de Cristal, no Porto, num percurso de 15 voltas a correspondente trajeto de declives e dificuldades várias, ao longo de 22.500 Km, participaram os ciclistas que se sentiam mais capacitados para tal esforço físico de sacrifício e habilidade para manobrar a bicicleta e conseguir correr a pé quando necessário com a mesma nas mãos ou às costas. Sendo os participantes ciclistas representantes do FC Porto, Cedemi de Viana do Castelo, Académico e Sangalhos. Concluindo a prova 6 do FC Porto, 2 da Cedemi e 1 do Académico. Em cujo final, apoteótico, o vencedor foi Albino Alves do FC Porto, perfazendo tempo total de 1 hora, mais 4 minutos e 4 segundos, à frente do colega de equipa Joaquim Leão, vencedor da Volta a Portugal na época anterior.

Albino Alves estava em fase de ascensão na sua carreira, com recente promoção à categoria sénior, nesse tempo denominada de Independentes. Acrescendo que ainda em finais da época anterior havia sido galardoado com o Troféu Pinga, o ao tempo máximo galardão de reconhecimento do FC Porto, como distinto ciclista da categoria de Amador-sénior (ao mesmo tempo que o categorizado Sousa Cardoso da categoria de Independentes, à época assim chamada a agora de Elite e Profissional). Tendo Albino Alves recebido esse reconhecimento então ainda há pouco, em dezembro de 1964 (com o troféu antecessor do Dragão de Ouro atual) em alusivo festival, como na época era referida a cerimónia atualmente chamada gala festiva, com o troféu a ser-lhe entregue (como registou uma foto coeva do jornal O Porto) pelas mãos dum representante da Comissão Pró-sede do FC Porto, Artur Esmeriz, à vista do presidente José Nascimento Cordeiro e outro dirigente.

Ora, tal como também na época anterior o FC Porto dominara o Nacional de Ciclo-Cross, quer em modo individual como coletivamente, também em 1965 foi dada continuidade a essa supremacia. Como ficou registado no jornal O Porto, de cujas páginas se respiga a respetiva crónica, para melhor registo à posteridade.


Ressalve-se um lapso da publicação jornalística, quanto à sua impressão, pois onde aparece 2.ª Volta a Portugal entende-se ter havido uma gralha na impressão, ou seja na escrita impressa, com a falta de um carater (sabendo-se que nesse tempo a impressão era através de carateres colocados em modo gráfico); entendendo-se perfeitamente ser 27ª, como foi a numeração oficial da Volta a Portugal de 1964, ganha por Joaquim Leão, como aliás aparece referido mais adiante.

E, no final da época, esse triunfo do Nacional de Ciclo-Cross por fim lá ficou donairosamente registado no oficial "Relatório e Contas da Gerência de 1965" do FC Porto:


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário