Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

“Medalhão fotográfico” dos Campeões Nacionais de futebol de 1977/1978

O Título Nacional da época de 1977/1978 da 1ª Divisão de futebol foi algo inesquecível, na conquista do FC Porto então obtida, por quanto foi esperada e sucessivamente adiada essa tão desejada vitória no campeonato. Quão algo por fim conseguido ao cabo de longa espera, culminando na grande alegria finalmente sentida em junho de 1978. Tendo então essa grande vitória ficado marcada memorialmente, quer em modo sentimental empírico, como em todas as maneiras físicas possíveis. Sendo uma dessas formas, então realizadas e guardadas, a existência de um medalhão envidraçado com uma composição fotográfica dos Campeões, feito pela casa de fotografia portuense de Mário Capitão, fotógrafo e antigo atleta campeão nacional de Hóquei em Campo do clube. Ornato de lembrança, esse, que foi colocado à venda através de anúncios nos jornais, para venda, e seguinte envio por correio, a quem desejasse.  

Ora, como todos os meses há no átrio de acesso ao museu e entrada à loja do clube a colocação pública de um objeto de memorização portista, o chamado “objeto do mês”, retirado assim temporariamente das reservas do clube, entre material que ainda não chegou a ser colocado no próprio museu, esse objeto neste mês de janeiro de 2023 é um exemplar daquele mesmo medalhão, que é apresentado: «o Medalhão FC Porto Campeão de 1978, uma peça de coleção que pertenceu a Mário Capitão, figura histórica do clube, e com vistas, também, para a memória de Pedroto e de Gomes e um dos títulos nacionais mais marcantes de sempre do clube.»

Pois um exemplar também do mesmo medalhão faz parte dos objetos colecionados e guardados com estimação aqui pelo autor deste espaçozinho de memória portista. Figurando patente entre o que está pendente nas paredes do escritório e ateliê doméstico. Servindo, no caso, para motivo de rememoração neste início do atual ano novo de 2023, na continuidade memorizadora de factos portistas, por este meio particular.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Tinha um medalhão parecido. Enviei para o museu. Não me lembro se tinha o Pinto da Costa no meio. Enviei para o clube. É um pouco de mim. Onde está não me interessa. Dei, está dado. Quantos mais recordações do clube melhor. Não sabia o nome do fotógrafo autor. Gosto de hóquei em campo.
    Cheguei a brincar ao hóquei em campo, com o meu irmão, com dois velhos stiques do FAC. Ramaldense...

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo. Não costumo publicar comentários anónimos, mas publiquei este por ver que é com boa intenção. Mas seria bom pelo menos no fim do comentário colocar o nome, para sabermos quem é. Pode ser? Abraço.

    ResponderEliminar