Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Ciclismo do FC Porto em Postais; Separatas e Cromos de Coleções


Em ritmo de corrida apreciativa, agora como que em passeio pelo tempo e espaço, acompanhamos aqui a importância do Ciclismo do FC Porto no panorama desportivo português, no que respeita ao acompanhamento histórico da sua popularidade.


Assim, damos desta vez ilustração ao facto, através de estampas que circularam em coleções e entretanto, como depois, andaram de mão em mão, através dos tempos – fazendo hoje parte das memórias de pessoas e do gosto do colecionismo, além de guardarem histórias da história. Como foram e são os chamados cromos e também postais, e inclusive as separatas de revistas e livros, no caso em apreço com as caras dos ciclistas que em seu tempo corriam pelo FC Porto, mais alguns conjuntos, acrescendo ainda motivos do próprio ciclismo do clube.


Ora, nessa ideia, juntamos imagens de alguns ciclistas de outros tempos, individualmente e em equipas dessas eras, até ir a uma cronologia próxima. Embora, nessa meta, sem chegar à atualidade, por agora não se verem peças dessas, pelo menos do conhecimento do autor, em imagens impressas em papel, ao género de cromos ou postais publicados. A não ser as cadernetas de imagens autocolantes, que temos colecionado também, mas feitas de formatos diferentes e quase sem pose individual de ciclistas. Aliás até quase valorizando mais alguns dos que não ganharam nenhuma Volta a Portugal, em vez de outros que venceram e convenceram mais. Mas isso são outras histórias, nos percursos da história que tem vindo a ser feita.


Eis então alguns exemplares, desde tempos de Fernando Moreira, Onofre Tavares, Dias dos Santos, Fernando e Luciano Moreira de Sá, a chegar a tempos mais recentes da existência de tais exemplares de imagens publicadas em cromos e postais.


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre cada imagem, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário