Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Homenagem Particular a Vladimiro Brandão - Antigos Hoquistas das Antas visitaram seu amigo treinador


Um grupo de antigos hoquistas do FC Porto, num gesto de grande significado e bonita atitude de admiração, foram visitar o antigo treinador de hóquei em patins portista, o senhor Vladimiro Brandão, no seu atual local de residência. Numa jornada de amizade para com o técnico do tempo dos primeiros grandes êxitos do hóquei patinado do FC Porto.


Vladimiro foi o treinador da época do primeiro Campeonato Nacional ganho pelo FC Porto e da conquista da Taça das Taças de 1983 (a segunda do FC Porto, tendo a primeira sido sob orientação do anterior treinador, João de Brito, em 1982). Além de outras provas de seguida, como a Taça de Portugal e uma Supertaça, incluindo mais dois campeonatos, tendo feito o Tri, até ter encerrado a carreira. Facto que levou a ser substituído por Cristiano, convidado a ocupar no banco o cargo do seu anterior treinador.


Pois Vladimiro Brandão foi visitado esta terça-feira quente de agosto por alguns antigos hoquistas do FC Porto, que foram levar um abraço de amizade ao seu amigo “Miro”, como popularmente o conhecem. Qual romagem de cortesia amiga, tendo ido vê-lo a Espinho, de onde é natural e residente, em visita efetuada ao lar da Santa Casa da Misericórdia local que acolhe presentemente o antigo treinador.  


Foi assim prestada essa homenagem, através de visita efetuada pelos antigos hoquistas Fernando Barbot, José Castro, José Fernandes, Hernâni Martins e Cristiano Pereira (pela ordem da fotografia, com que foi registada a ocasião), em número duma autêntica equipa, um “cinco” bem significativo.

Dessa visita a Vladimiro Brandão juntam-se mais duas imagens intercaladas com alguns recortes digitalizados, em modo de recordação da passagem do treinador campeão pelo FC Porto.


Vem assim a propósito evocar que foi com Vladimiro que o FC Porto alcançou finalmente o título nacional, em 1983. Então no culminar da época de 1982/83 com grande fulgor, o FC Porto chegou ao jogo decisivo para resolver o campeonato diante do Benfica, num jogo disputado no Pavilhão Gimnodesportivo das Antas (ainda assim chamado oficialmente), a abarrotar de gente, a pontos de ter ficado fora mais assistentes que os que se apinhavam no interior. Tendo terminado com difícil e saborosa vitória portista por 3-1, jorrou finalmente da garrafa de muitos anos a alegria do mundo azul e branco. Aí, como treinador, Vladimiro Brandão escrevia a letras de ouro seu nome no livro das glórias do FC Porto, como técnico do primeiro Campeonato Nacional de seniores ganho pelo FC Porto. Facto que se recorda em recorte jornalístico, com suas declarações da vitória.


Antes ainda, também foi com Vladimiro a vitória azul e branca na europeia Taças das Taças de 1983. Depois de um empate a duas bolas no Pavilhão das Antas, que dava perspetivas mais animadoras para as hostes vermelhas, o FC Porto foi a Lisboa arrancar um empate a cinco golos no tempo regulamentar, resultado que se manteve após prolongamento, tendo por fim vencido nas grandes penalidade, por meio de um penalti concretizado por Vítor Bruno e naturalmente pelas boas defesas de Domingos Guimarães a defender todos os penaltis; enquanto o do Benfica defendeu os outros, apenas sendo batido uma vez, dessa feita.


Estava-se a meio de Julho e no final do mês juntou-se então a obtenção do título de Campeão Nacional. Ficou assim Vladimiro Brandão nos anais da história do FC Porto, no que respeita ao hóquei em patins, junto com os seus rapazes desse tempo. Alguns dos quais lhe fizeram agora a agradável surpresa de o visitar.


No livro “FC Porto figuras & factos 1893-2005”, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias, é descrita a folha de serviço de Vladimiro Brandão do seguinte modo: «Atleta e técnico de Hóquei em Patins. Foi destacado jogador de voleibol e hóquei sobre rodas, defendendo as cores dos clubes de Espinho, de onde é natural. Como técnico de Hóquei do FC Porto sagrou-se Campeão Nacional em 1982/83, 1983/84 e 1984/85 (primeiros 3 títulos nacionais conquistados pelos “dragões”); ganhou a Taça de Portugal em 1982/83 e 1983/84 e a Supertaça em 1983/84.»

Tendo posto ponto final em 1985 ao seu lugar no FC Porto, foi Vladimiro substituído por Cristiano, que teve então de pousar os patins para assumir a orientação da equipa principal portista, a convite de Ilídio Pinto, o grande dirigente da secção ao tempo. Ocasião em que o novo treinador, em entrevista à revista Dragões, elogiou o seu último treinador, com palavras que falam por si.


Em momentos destes se vêm os amigos e admiradores. Tanto como se deve dar importância a quem merece. Quão gratificante é o espírito do reconhecimento e a virtude da gratidão. Como a visita dos hoquistas do FC Porto ao antigo treinador, em seu nome e em nome do que viveram no FC Porto, é bem ilustrativa de que nas gentes afetas ao clube Dragão não reina esquecimento, mas apreço pelo que é de valor.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário