Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 20 de outubro de 2019

Dois momentos na História do FC Porto: nova marca do “marcador mais novo” do futebol sénior e entrega ao museu da bicicleta da vitória na “Volta” de 2019


Na caminhada do final da semana penúltima de outubro, mais propriamente na sexta-feira dia 18 e no sábado dia 19, ocorreram dois momentos que se podem considerar históricos na vida do FC Porto: primeiro a cerimónia de consagração museológica da época do ciclismo portista e depois a obtenção de um golo que fica como nova marca do mais jovem futebolista a marcar golos em competições oficiais pelo FC Porto.

Momentos deveras assinaláveis, que como tal merecem fazer parte de tudo o que respeite a Memória Portista.
~~~~~ *** ~~~~~


Indo por partes, a equipa de ciclismo W52-FC Porto, na consolidação do projeto que tem sido vitorioso e consequente preparação da nova época, teve mais um facto de nota, com o caso de João Rodrigues ter renovado o contrato, de continuidade no FC Porto, em cerimónia de notícia e assinatura decorrida no museu do FC Porto. Em cujo espaço o mesmo recente vencedor da “Volta” ofereceu ao Museu FC Porto by BMG a bicicleta com que venceu a Volta a Portugal 2019. Na presença do presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa e do patrocinador Adriano Sousa (“Quintanilha”), mais alguns elementos do staff da secção do ciclismo portista. Tendo Pinto da Costa, presidente dos dragões, afirmado então que a aposta no ciclismo é para manter.

= Pinto da Costa  junto à bicicleta, mais a camisola, com a qual João Rodrigues venceu a Volta 

Na ocasião, o ciclista João Rodrigues, vencedor da última Volta a Portugal, renovou com a W52-FC Porto e, durante a entrega da bicicleta ao museu azul e branco, definiu como prioridade para 2020 a conquista do penta da equipa na prova.

= João Rodrigues e Pinto da Costa, ladeados por Maximino Pereira, Nuno Ribeiro e Adriano Quintanilha, na colocação de mais uma bicicleta no Museu do FC Porto.

João Rodrigues, o vencedor da 81.ª Volta a Portugal, protagonizou ao início da tarde dessa sexta-feira um momento simbólico ao deixar no Museu FC Porto a bicicleta em que pedalou até à glória na principal prova velocipédica do país, no último verão. A cerimónia, em que estiveram também presentes o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, o gestor da W52-FC Porto, Adriano Quintanilha, e o responsável pela equipa, Nuno Ribeiro, mais o habitual acompanhante da equipa, Maximino Pereira, serviu ainda para prolongar o vínculo contratual do ciclista com os Dragões por mais uma temporada. Mantendo a tradição dos vencedores continuarem, na linha de que em equipa que ganha não se deve mexer (alterar). 


Para a história: Rui Vinhas (em 2016), Raul Alarcón (2017 e 2018) e João Rodrigues (2019) foram os ciclistas que deram à W52-FC Porto o triunfo individual, conjuntamente com vitórias coletivas, nas últimas quatro edições da Volta a Portugal e que lançam bases para o penta que os dragões querem conquistar em 2020.


João Rodrigues agradeceu a confiança depositada em si com a renovação por mais uma época com a W52-FC Porto e, perante Pinto da Costa, presidente do clube, e Adriano Quintanilha, principal patrocinador, prometeu "corresponder com resultados e tudo fazer para alcançar o melhor possível". "Foi uma época espetacular, em termos de resultados, por todos, e seria muito bom fazer o penta. Todos estamos com isso em mente", referiu João Rodrigues, de 24 anos, que em 2015 se transferiu do Tavira para a equipa W52/FC Porto, aquando do regresso portista ao ciclismo. O ciclista admitiu que teve por estes tempos convites de outras equipas, mas que optou por continuar a envergar a camisola "azul e branca" por se sentir em casa, num clube que o acolheu "muito bem".


Pinto da Costa recordou o inesquecível contrarrelógio entre Gaia e Porto, na derradeira etapa, que permitiu a João Rodrigues vencer a Volta a Portugal como "um grande campeão" e referiu que a parceria "é para manter na próxima época e nas seguintes".


Adriano Quintanilha formulou o desejo, em moldes de promessa, de no próximo ano estar a entregar uma nova bicicleta ao museu do FC Porto, sinal de que a equipa teria alcançado o desejado penta, a exemplo de outras modalidades, como o futebol, andebol e hóquei em patins.

 = Oferta ao Museu FC Porto da camisola da  vitoriosa etapa final, a juntar à camisola amarela, mais à bicicleta da vitória da 81ª Volta a Portugal, e ainda a camisola da classificação por Pontos.

A bicicleta azul e branca de João Rodrigues, assinada por todos os colegas do algarvio na W52-FC Porto, que também ganhou a classificação coletiva, ficou ao lado da de Fernando Moreira de Sá, ciclista que venceu a Volta a Portugal em 1952. Assim como junto dessas relíquias ficaram também as camisolas conquistadas pelo W52-FC Porto na Volta 2019.


Ora, perante o facto de então o Museu ter sido palco desses momentos especiais para a W52 FC Porto, para o ciclista e para o clube, com a oferta da bicicleta com que João Rodrigues ganhou a Volta a Portugal e a renovação do contrato por mais uma época, com assinatura publicamente concretizada no museu, além disso ser um excelente pontapé de saída para a próxima temporada, também leva a fazer ver a necessidade do museu albergar maior número de artefactos e galardões… Notando-se que, por exemplo, do ciclismo faltam no atual museu as fotos dos ciclistas olímpicos do FCP e mesmo taças de vitórias concludentes que estavam à vista nos anteriores espaços, como uma galeria de vencedores da Volta, na outrora Sala-museu Afonso Pinto de Magalhães, quer na antiga da Sede da Praça do Município como na seguinte do estádio das Antas, anteriores à atual "mostra" expositora do Dragão, Museu do FC Porto.

~~~~~ *** ~~~~~


Passando ao futebol, em remate através do mais recente feito acontecido no seio da equipa principal do FC Porto, há a registar que, além do FC Porto seguir em frente na Taça de Portugal de 2019/2020, também o jovem dianteiro Fábio Silva, ao marcar o quinto golo da vitória por 5-0 diante do Coimbrões, em Gaia, na terceira eliminatória da Taça rainha do futebol português, ficou sendo o goleador mais jovem do clube a obter um golo pelo FC Porto..


Efetivamente, enquanto os azuis e brancos controlaram o encontro do primeiro ao último minuto e carimbaram a presença na próxima eliminatória da prova, antes do regresso aos compromissos europeus, o mais novo avançado da equipa fez história, com 17 anos e três meses de idade, ao bater o anterior recorde que havia sido obtido com o primeiro golo de Ruben Neves, na equipa sénior. Passando o jovem Fábio Silva, ainda com idade de júnior, também, a liderar o rol que engloba anteriores nomes famosos de jovens que noutros tempos se salientaram com primeiros remates certeiros na primeira equipa do FC Porto.


Neste jogo, a equipa azul e branca entrada em campo, com um arranque marcado por três golos madrugadores (por Díaz aos 6′, Soares 8′ e Mbemba 12′), mostraram desde cedo que tinham missão estudada para não serem surpreendidos. Com Luis Díaz em evidência ao bisar (pois marcou depois seu segundo, quarto da equipa, aos 68′), o destaque da partida terá de ser atribuído a Fábio Silva, que se tornou o mais jovem de sempre a marcar pela equipa principal do FC Porto.


Assim, juntando tudo, com o quinto golo do Coimbrões-FC Porto, Fábio Silva, goleador portista da vaga do futuro, coleciona marcas no FC Porto de mais novo de sempre a jogar nas provas europeias, o mais jovem titular de sempre do FC Porto e, entretanto, desde agora e por ora, também o mais jovem jogador a marcar pelos dragões!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: