Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Memória de reconhecimentos governamentais: Condecoração e medalha pela conquista da Taça dos Campeões Europeus de 1987 - ao FC Porto e a Pinto da Costa


A 19 de junho de 1987, quando o FC Porto passara a figurar no quadro de honra europeu com a conquista então recente da Taça dos Clubes Campeões Europeus de futebol, passando por um dos maiores períodos das presidências de Jorge Nuno Pinto da Costa, o primeiro-ministro português da época, Aníbal Cavaco Silva, condecorava o FC Porto com o Grande Colar de Honra e o presidente Pinto da Costa com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo. Vivia-se um tempo em que o sistema português afrouxara momentaneamente na diferenciação de filhos, afilhados e enteados entre clubes nacionais. Era o reconhecimento oficial de um momento ímpar da história do clube azul e branco, que se sagrara pela primeira vez campeão europeu de clubes. Foi o primeiro de vários títulos internacionais que continuaria a conquistar, inclusive já no século XXI.

Do facto recorda-se o caso através de imagens coevas, de duas páginas da revista Dragões.


Armando Pinto
((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário