Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 30 de junho de 2020

Melhoras, Séninho! Cá estamos a desejar o melhor para um dos nossos grandes referenciais portistas!


Chegou aqui ao autor deste blogue o conhecimento do antigo futebolista do FC Porto Séninho estar internado no hospital de S. João, no Porto. Conforme notícia no jornal o Jogo, do dia de São Pedro, a 29 de junho.


Naturalmente que não é agradável saber desta situação, mas se Deus quiser tudo correrá bem. Entretanto soube-se que o internamento não é no S. João, como foi referido n' O Jogo, mas no Hospital Santos Silva, em Gaia.

A novidade deste episódio hospitalar é então algo que de imediato nos chegou bem aos sentidos, sendo que Séninho foi um dos grandes futebolistas do FC Porto do tempo em que o FC Porto conquistou o Campeonato de 1978, o tal título nacional que durante tantos anos ansiamos e finalmente chegou já com adeptos que começaram a ser portistas em meninos e então viram o clube campeão em adultos, como no caso pessoal.


Lembro-me bem do tempo em que Séninho chegou ao FC Porto, vindo de Angola junto com Chico Gordo, tal como antes, ainda está aqui bem na ideia, vimos pelo jornal O Porto que chegaram outros, tais os casos de Ricardo, Lemos, Ratinho e Ribeiro. 


Depois meteu-se o serviço militar obrigatório, do tempo, e Séninho foi para África novamente, mas no quadro ambiental da guerra do Ultramar. Aí teve oportunidade de continuar a jogar futebol, felizmente, e assim foi ídolo da massa adepta do FC Moxico, Filial do FC Porto. Onde ele, o Chico, e outros, foram campeões e deram grandes alegrias à comunidade continental, por assim dizer. Dando-se o caso até de, passados anos, após a independência angolana e retorno forçado de tantos portugueses desalojados, umas minhas primas, de quem gostava muito, terem ficado admiradas quando se aperceberam que eu apreciava muito o Séninho, que elas conheceram lá nos seus tempos do Moxico. Assim como mais tarde jogou em Felgueiras um dos colegas de Séninho do FC Moxico, o Valença, que era de Fafe mas pertenceu à equipa do FC Felgueiras que em 1982 subiu de divisão, e lembro-me de o ouvir contar peripécias desses tempos. Tudo coisas que fui armazenando na caixa da memória pessoal, como tudo o que guardo no coração portista.

(Foto que faz parte de diversos livros referentes a essa época de ouro de 1977/1978 e publicações de 1979/80. Tendo Séninho recebido sua faixa de campeão individualmente, numa das visitas ao Porto durante a estada já nos Estados Unidos da América, jogando no Cosmos de Nova York.)

Ora, Séninho é aquele nome que ainda nos ocorre no subconsciente do que ficou retido dos relatos do Amaro no Quadrante Norte, pelas transmissões do “Norte Reunidos”, dos golos marcados ao Manchester United e daquela sua entrada no último jogo do Campeonato de 1978 a servir de gazua furadora, quão foi chave mestra de abrir caminho aos golos que culminaram no título alcançado.


Como tal, quando foi dedicado ao Séninho um livro daqueles livrinhos de bolso da coleção Ídolos, depressa adquiri um que depois guardei, como quem abraça algo nosso, ficando esse documento a fazer parte da minha biblioteca de estimação, fruto da recolha possível de acervo documental portista.


Sendo assim Séninho algo especial em nossas afeições, desejamos que continue por muitos anos a poder avivar nossas memórias com sua presença. Motivo porque, enquanto lhe remetemos, por esta via de evocação, um abraço com votos sinceros de rápido restabelecimento, recordamos sua carreira através de respigos do livro sobre ele publicado na coleção Ídolos, mais referências constantes na revista Seleções Desportivas quando integrava já o famoso plantel do Cosmos, dos Estados Unidos da América.


Recupere bem e logo que possível, Séninho, amigo sr. Arsénio Jardim. E como, por exemplo, tem havido nos espaços interiores do Dragão um encontro anual entre adeptos portistas, chamado Dia do Clube, que tem sido oportunidade de contactos pessoais com antigos grandes nomes do FC Porto, poderá também um dia por lá aparecer, já recuperado, para todos revivermos os tempos de nossa juventude portista!


Post ScriptumInfelizmente veio a falecer dias depois do internamento hospitalar, no dia 04 / 7. 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. A sua paixão por tudo o que diga respeito ao nosso F.C.Porto é de facto única. A forma como aborda tudo quanto tem partilhado deixa-me deliciado. Até porque tenho especial carinho pelas decadas de 70 e por aí fora, porque foi o tempo em que comecei esta minha paixão pelo nosso clube.
    Bem haja e obrigado

    Naturalmente o desejo de melhoras para o grande Seninho

    ResponderEliminar