Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 20 de junho de 2020

Recordação: Portugal 1-0 Espanha / 1938 - Campo das Salésias, em Lisboa - Golo de Pinga!



Portugal, 1 – Espanha, 0
- 30 de janeiro de 1938 – 2ª vitória de Portugal diante da Espanha (ao 14º confronto ibérico, entre 1921 a 1937, tendo antes havido 2 empates e apenas 1 vitória portuguesa)
- Campo das Salésias, em Lisboa

Um dos poucos jogos de seleções realizados nesses tempos, durante a Guerra Civil Espanhola e na transição para o princípio da 2ª Grande Guerra Mundial.

Do FC Porto jogaram Artur de Sousa Pinga e Carlos Pereira. Dois madeirenses que alinhavam pelo FC Porto. Pinga, era o melhor jogador português de seu tempo e segundo crónicas antigas, autenticamente um dos melhores de todos os tempos. Primeira pérola da Madeira, também. Nesse jogo foi o marcador do único golo do encontro, que se vê na imagem correspondente. Carlos Pereira aparece no início, por trás do árbitro e dos capitães das equipas, na escolha de campo. 

= Equipa portuguesa, na saudação inicial,  como era uso desse tempo…  Na formação, Pinga e Carlos Pereira são os 2º e 5º a partir da direita, respetivamente.

Pinga era famosíssimo, tendo lugar certo, por mais que custasse a alguém. Carlos Pereira tinha de ser mesmo também ótimo futebolista, muito superior aos concorrentes de seu lugar, sabendo-se que para as Seleções ditas Nacionais da Federação Portuguesa sempre foram escolhidos muito mais atletas de clubes de Lisboa e os do FC Porto para serem lembrados também sempre tiveram de ser muitíssimo melhores que os outros.

Portugal alinhou com: Azevedo (do Sporting), Simões (Belenenses), Gustavo – capitão de equipa (Benfica), Amaro (Bel.), Albino (Bf), Carlos Pereira (FC Porto), Mourão (Sp.), Soeiro (Sp.), Espírito Santo (Bf.), Sousa Pinga (FC Porto) e João Cruz (Sp.), depois substituído por Valadas (Bf).

Resultado: 1-0. Golo de Pinga, aos 40 minutos de jogo.

Armando Pinto
((( Clicar sobre a seta central do vídeo )))

Sem comentários:

Enviar um comentário