Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 13 de junho de 2020

Selo do Pinga nos Museus do FC Porto e do Marítimo da Madeira


Sousa Pinga, como era conhecido em seu tempo Artur de Sousa, com nome popular de Pinga no mundo do futebol (por apelido provindo de antecedente familiar), é nome sagrado na história do FC Porto, como deveria ser no futebol português (mas como foi célebre jogador de clubes fora da grande Lisboa não tem merecido devido apreço na comunição "made capital do império"). Detendo porém Pinga ainda algum lugar na memória coletiva de sua terra natal, como comprova o facto de ter seu nome numa rua do Funchal.

Ora, em sinal também de sua aura no panorama da história do desporto português, Pinga foi entretanto merecedor duma justa homenagem filatélica de âmbito nacional, através da emissão de um selo postal emitido pelos CTT de Portugal, dentro das coleções de preito a figuras gradas do país. E no recente jogo do FC Porto com o Marítimo, em encontro entre as duas equipas dos clubes que Pinga representou, o FC Porto, como anfitrião, ofereceu ao clube da ilha de Pinga exemplares dessa mesma emissão de selos de correio. Como ficou registado em nota de reportagem do jornal O Jogo (embora errando por larga margem na referência dos golos), como se pode ver pela coluna que se reproduz.


Assim sendo, o selo do Pinga, que naturalmente já está no Museu do FC Porto, no Porto, passará a estar também no Museu do Marítimo, na Madeira.

Tal facto da existência do selo dedicado a Artur de Sousa "Pinga" releva sobre o mesmo algo mais, merecidamente. Como coisa especial, afinal.

« Selo do Pinga ». Eis, como se diz popularmente, sobre o selo recentemente emitido pela Filatelia Nacional, em edição dedicada a lembrar e homenagear o célebre futebolista Pinga, considerado um futebolista completo e fora de série, durante muito tempo tido publicamente como o melhor de sempre em Portugal. Assim como foi reconhecido ser “a primeira maravilha da Madeira”, como primeiro futebolista natural da ilha da Madeira a singrar no futebol de alta competição. O célebre Pinga que inclusive teve seu nome no troféu que durante largo tempo também foi galardão oficial de reconhecimento do FC Porto, o Troféu Pinga, antecessor do atual Dragão de Ouro.


Em louvável emissão de 2019 dos CTT - Correios de Portugal, com respetivo carimbo de primeiro dia, está na ordem do tempo atual a emissão desse selo lançado publicamente no dia 22 de Agosto de 2019, «em homenagem a um grande futebolista português, Artur de Sousa "Pinga" (1909-1963), o primeiro grande jogador da história do Futebol Clube do Porto, como é apresentado na pagela desta emissão. Os números falam por si, em 400 jogos que realizou, marcou 394 golos.» Como aparece na própria publicação acompanhante dessa emissão histórica.


Sendo acrescentado na mesma legenda: «Antes de ingressar no Futebol Clube do Porto, em 1930, jogou no Club Sport Marítimo, clube da terra onde nasceu, e depois de deixar os relvados como jogador, foi técnico no Tirsense e no Futebol Clube do Porto. Esta emissão tem trabalho de design gráfico do Atelier Design&etc/Túlio Coelho, e impressão da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. A caricatura na capa da pagela foi publicada na revista Stadium nº 188, de 10 de Julho de 1946, uma publicação da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.»


Ora, não sendo muito usual haver homenagens a grandes vultos do FC Porto por entidades ou instituições sediadas em Lisboa, porém com a chancela de CTT Porto, na surpresa e admiração o caso merece pois aplauso.


Digno de nota é também o facto do trabalho conter muita qualidade gráfica, incluindo quase marcas de água em extensão.


Como registo do facto, sendo também que essa emissão já consta com respetivo exemplar na posse aqui do autor destas linhas, inclusive através de dois selos entre o material do mesmo conjunto oficial, junta-se imagem real deste belo “presente” dos CTT aos adeptos de publicações de temática desportiva, além naturalmente dos colecionadores filatelistas e sobretudo dos colecionadores portistas. No caso também por oferta dum amigo, já que estas emissões não chegam a todo o lado… no país real do que é atualmente Portugal (devido ao encerramento de estações de correio antigas, substituídas por postos de atendimento  com serviços mínimos ad hoc).




Tal realidade, da atualidade em retrocesso nesta nação, leva a calhar a preceito um retrovisionamento da figura de Pinga. Um dos melhores futebolistas nacionais de sempre, embora não tão conhecido como seu valor merece, ao nível dos grandes meios de difusão, por não ter representado nenhum clube de Lisboa e arredores. Como se comprova por um apontamento que se junta, através de texto publicado no livro “100 figuras do português", edição do jornal A Bola (com fotos autocolantes colecionáveis) publicado em 1996.


Nota: Na pertinência recorde-se o que sobre Artur de Sousa Pinga aqui se registou aquando da efeméride de seu falecimento - conforme se pode rever (clicando) em

Efeméride do falecimento de Pinga...

(Nota Bene.: Havendo alguns selos referentes a temas do FC Porto nas coleções filatélicas nacionais, esta emissão sobre Pinga enriquece ainda mais esse raro espólio do colecionismo postal. Relação essa que merece outro artigo, próprio. )

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário