Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Efeméride da segunda Taça CERS conquistada pelo FC Porto


No dia 22 de Junho de 1996 o FC Porto foi à Catalunha vencer o Tordera por 7-1, conquistando a Taça CERS pela segunda vez.

Nessa prova correspondente no hóquei à (na época) Taça UEFA, agora Liga Europa do futebol internacional; e depois de na primeira mão dos jogos da final o FC Porto haver conseguido em casa uma vantagem de 3 golos (vencendo o jogo por 3-0), diferença que poderia não ser suficiente para superar a tradicional fúria espanhola no segundo encontro, a equipa de hóquei em patins portista foi à extremidade leste da Península Ibérica, na comunidade da Catalunha, em Espanha, cilindrar o clube representante do hóquei patinado espanhol. Surpreendendo aí os aficionados catalães, tendo sido os hoquistas azuis e brancos dessa vez a jogar com “ganas”, perante concludente vitória por 7-1 -  com um hat-trick de Tó Neves, mais dois golos de Realista e outros de Filipe Santos e Didi.

De tal feito, em que o FC Porto bisou na conquista desse trofeu europeu, ilustra-se a evocação do facto com a reportagem ao tempo publicada na revista Dragões. Sendo esta uma efeméride que dá gosto recordar.


Este é pois um dos sete títulos internacionais na história do Hóquei em patins do FC Porto na atualidade. Contando-se entretanto, até agora, duas Taças dos Campeões Europeus, duas Taças das Taças, duas Taças CERS e uma Supertaça Europeia/Taça Continental, como legado hoquístico do FC Porto.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário