Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Histórica passagem à final da Taça de 1968 com goleada ao Benfica


A 9 de junho de 1968 viveu-se uma inesquecível tarde gloriosa no mítico estádio das Antas. Estava uma tarde soalheira de domingo, ao tempo, num ambiente primaveril de boa disposição, há 52 anos, quando em pleno recinto das Antas o FC Porto, perante exibição de gala, não deu hipóteses ao Benfica na discussão da passagem à final da Taça de Portugal. O Benfica tinha Eusébio, como se sabe, mas o FC Porto teve Djalma na plenitude da arte que o fazia admirado dos prosélitos portistas. 


E então, confirmando o que de bom já havia acontecido na primeira mão da meia-final desse ano, com um animador empate que trouxe para as Antas a decisão, o FC Porto goleou o Benfica por 3-0 e brilhantemente ganhou assim direito a estar na final.

Para isso, além de mais uma grande exibição de Américo, a dar confiança a toda a equipa, e naturalmente exibições bem conseguidas dos do costume, como Pinto, Rolando, Pavão, Atraca, Valdemar, Nóbrega, etc., nos dois jogos houve mesmo Djalma, efetivamente. Na Luz e nas Antas, porque antes, a 2 de junho, na semana anterior ao jogo da segunda mão, já «o avançado brasileiro tinha respondido à letra aos golos de Eusébio e Jaime Graça» na igualdade de 2-2 com que terminou esse primeiro embate da eliminatória. 


Depois, no “cá te espero” de reencontro no Porto, que qualificou os azuis e brancos para final da Taça de Portugal, Djalma voltou a bisar, decidindo a eliminatória ainda antes de Pavão ter marcado também um golo a acrescentar ao resultado desse modo com contornos de goleada, na robusta conta de 3-0.


Estava conseguido o lugar de finalista e volvida uma semana houve depois aquela inesquecível tarde de glória que foi a da conquista da Taça que tanto encheu de alegria os portistas que há muito esperavam uma vitória de âmbito nacional e ali tiveram então boa compensação em se manterem fiéis, nesses tempos de domínios dos gentílicos do sistema reinol. Ficando então aí também para a história a grande vitória do futebol sénior portista da presidência de Afonso Pinto Magalhães e do treinador Pedroto na sua primeira passagem pelo comando da equipa principal do FC Porto.


Por tudo isso, e porque foi importante e entusiástica a vitória da 2ª mão da Meia-final da Taça de Portugal da época de 1967/1968, apraz recordar e elevar justamente a passagem à final. Agora que passa a data da efeméride de tal feito, por quanto sabe bem recordar aquilo, pelos contornos de dificuldades tradicionalmente sempre colocadas ao FC Porto e habituais favorecimentos algo institucionais ao Benfica, mais e muito mais naquele tempo. Assim como pelo significado que ficou a deter esse triunfo, perante o quase mito levantado por alguém de que o Benfica com Eusébio nunca teria perdido com o Porto, quando perdeu diversas vezes e dessa feita em 1968 foi mesmo eliminado da Taça, até.  


Tudo isso ficou gravado na memória portista, como ficou registado quer na retina memorial, como nas recordações pessoais mais ternas e ainda nos apontamentos particulares do portista jovem desse tempo (então com cerca de 13 anos...) e que hoje recorda isto. Como para aqui se transporta de folhas anotadas manualmente, nessa idílica fase do portismo que percorre certa veia de historiador por carolismo, no entusiasmo de que tudo o que seja de património histórico do FC Porto é valorizável para quem gosta que o FC Porto tenha vencido e vença sempre o mais possível.   


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário