Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

O célebre título tão esperado… e alcançado finalmente em 1978 - O Campeonaro Nacional de 1977/1978 conquistado pelo FC Porto !


11 de junho de 1978. Um domingo que chegava finalmente. O do dia do célebre título tão esperado… e alcançado finalmente então.


Naquele domingo quente de meio de junho, ao correr de 1978, um mar de gente encheu tudo o que era espaço possível dentro e fora do estádio das Antas. Numa azáfama e expetativa com os sentidos todos colados ao jogo dessa tarde, que era o último desse campeonato, perante a grande fé reinante de finalmente o Porto ser Campeão. E é que foi mesmo!


Com efeito, naquele dia 11 de Junho de 1978 o FC Porto venceu o Braga nas Antas por 4-0, sagrando-se campeão 19 anos após o último título nacional de futebol alcançado pela equipa principal do clube.


Ora, de tal tarde inesquecível, ainda parece que sentimos o sol abrasador a tisnar caras e dorsos ao léu de tanta gente da multidão que encheu as bancadas das Antas muito além da lotação normal. Estando lá também o autor destas recordações, tendo entrado no estádio horas antes, como todos os que quiseram arranjar um lugar entre a apertada mole humana, e ali esperamos tempos infinitos pela hora do jogo, com o sol de frente, apenas de cabeça protegida por um boné adquirido antes (que ainda está guardado entre recordações, algumas das quais aqui se mostram).


E parece que ainda sentimos o calor também do frémito sentido durante o jogo, até por fim finalmente sentir o Porto Campeão.

Depois foi tudo o que é quase impossível descrever a preceito e parece que ainda estamos a rever em su sítio.  

Disso, em parte ainda falam ao sentimento, que sempre aflora à pele, algumas recordações físicas, quer do bilhete do jogo (rasgado pelos porteiros), como dum disco adquirido num vendedor tipo propagandista ambulante à saída do estádio. Mais o recibo de despesa de no fim irmos festejar, na passagem a caminho de casa já, curiosamente parando no café que ao tempo era do Oliveira (à saída da cidade pela subida para Rio Tinto). Conforme também ficou anotado de forma manuscrita pessoal.


Esse foi mesmo um campeonato vivido intensamente e acompanhado de muito perto. Conforme ainda atestam, como simples exemplos de tantos jogos, alguns bilhetes de jogos tornados importantes para o objetivo final. De cuja memorização os apontamentos pessoais anotados no verso dos mesmos dispensam mais indicações.


Pois então, sendo como foi coisa tão desejada e muito sentida, houve que adquirir livros e discos de tudo o que apareceu a vincar bem tamanha alegria… que continua ainda e sempre bem presente.



Desse alcance à medida dos sonhos, depois também o jornal O Porto fez reportagem à posteridade,  de cuja publicação naturalmente se guardou o número semanal, como mais tarde um de edição extra especial. Tal como em livros coevos ficaram registados números e factos de tal caminhada.


Na calha da efeméride, na passagem da data de há 42 anos, lembra-se assim a propósito esse célebre Título Nacional de 1978. Algo inesquecível. Eternamente gravado nas melhores memórias portistas.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))) 

3 comentários:

  1. Parabéns grande portista. Obrigado pela lembrança de um dia especial para o nosso club

    ResponderEliminar
  2. O meu primeiro titulo, tinha 11 anos mas tenho esse dia preservado dentro de mim. Aqui na ilha tão longe de tudo, pela radio, tentando imaginar a festa nas Antas. Que saudade e que caminhada se seguiu.

    Obrigado pela sua dedicaçao à causa azul e branca.

    ResponderEliminar
  3. O meu primeiro título como portista. Tinha 13 anos. Um facto histórico que nunca mais esquecerei. Tenho a, récita e jornal com o título. Grande clube. Para sempre F. C. PORTO.

    ResponderEliminar