Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Taça à vista: Dimensão da conquista da Taça de Portugal de 1968 em vitrina própria no Museu do FC Porto


Se há vitórias que são daquelas em que «não há derrotas quando é firme o passo», por quanto foi possível concretizar a máxima de «ninguém fala em perder, ninguém recua…» (como está no poema Aleluia), uma dessas foi a da Taça de Portugal conquistada pelo FC Porto a 16 de junho de 1968. De forma que, pela envolvência e magnitude, conseguida que foi em tempo do sistema BSB (ao jeito como cantava Zé Afonso quão do regime comiam tudo e não deixavam nada…) a vitória da Taça-1968 está perpetuada de modo especial no museu do FC Porto com uma vitrina dedicada a esse grande feito dos anos sessentas.



Na dita vitrine, entre objetos alusivos diversos, está a mesma guarnecida com o livro oficial dessa final, que pertenceu à coleção particular do autor destas linhas. Sendo essa uma das minhas coroas de glória portista, a bem dizer, perante essa doação ao museu do FC Porto.


Desse exemplar impresso para a ocasião e distribuído aquando da final a 16 de junho de 1968, recolhe-se de seu interior, para esta lembrança, algumas passagens das páginas mais significativas: 


É da história toda a envolvência dessa grande vitória, cuja data de 16 de Junho de 1968, da final dessa vitoriosa jornada, ficou nos anais da História Gloriosa do FC Porto. E puxando ao caso pessoal, nessas eras em que o ciclismo ia compensando o deserto de títulos do futebol sénior no mundo azul e branco, foi na verdade essa obtenção da Taça de Portugal a vitória que conheci em futebol nos meus tempos juvenis de Portismo, qual lança metida na áfrica do regime, após anos de espera por algo desde a infância até à puberdade. Tendo sido também a vitória do tempo dos meus grandes ídolos de infância, com Américo a cotar-se com um dos grandes heróis, em autêntica tarde de glória.





A Taça em apreço está naturalmente entre os trofeus de maior impacto, na ampla rodoma das vitórias nacionais de futebol pelo FC Porto. Tendo oficialmente sido entregue à Direção do FC Porto na semana seguinte à vitória do Jamor, em cerimónia antecedente ao jogo do Torneio da Cidade do Porto realizado no âmbito da festa da cidade, nesse mês e ano. Momentos a que se reportam as imagens, da entrega do capitão Pinto ao presidente Pinto de Magalhães; e pose fotográfica dos finalistas vencedores, com treinadores e dirigente da secção, junto à taça.


Ora, no significado de tal dimensão, como noutros anos aqui se tem evocado essa grande alegria através de artigos expressivos, desta vez direciona-se a lembrança alusiva diante da memória expressa no Museu FC Porto by BMG. Recordando visitas dos três sobreviventes dessa final, efetuadas ao mesmo espaço-repositório da memória do clube. 

= Taça ao alto!

Essa foi então uma boa oportunidade de Rolando e Valdemar terem inclusive voltado a pegar na taça e Américo estado diante dela, na proximidade da estátua com que está imortalizado no cimo do autocarro da vitória. 


= O guarda-redes Américo, uma das lendas do clube imortalizado por uma estátua no Museu FC Porto. Américo estreou-se na equipa principal do FC Porto em 1952/53 e foi dono das balizas do FC Porto desde 1961/62 até 1968/69. 

Desses três vencedores da Taça ainda vivos, o mais recente visionamento público de um deles foi no recente ato eleitoral do FC Porto, em que, tal como apareceu nas imagens duma das reportagens do Porto Canal, esteve presente a votar Valdemar Pacheco – o popular "Tacinhas", como carinhosamente é chamado na massa associativa de seu tempo, precisamente porque marcou o golo de livre direto que fez a reviravolta na final da Taça de Portugal em 1968.


O caso faz vir à ideia que, enquanto é tempo e na proximidade de mais uma final da Taça, em que o FC Porto volta a ser finalista esta época de 2019/2020, seria interessante haver uma visita conjunta ao museu portista destes três sobreviventes da Taça de 1968, mais Carlos Duarte (vencedor das Taças de 1956 e 1958), sendo eles, como são presentemente, os mais antigos vencedores de Taças de Portugal ganhas pelo FC Porto, que felizmente restam ainda vivos.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário