Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Entrada histórica das Ações da FC Porto Futebol SAD na bolsa.


No dia 1 de Junho, dia em que “fazia anos” da data do primeiro jogo oficial disputado no recinto desportivo das Antas (pois a 1 de junho de 1952 o FC Porto recebeu e venceu o Sporting por 2-0, no primeiro jogo oficial disputado no Estádio das Antas), acontecia mais um facto marcante e mais “demarcante”, distintamente, na vida do FC Porto. Então, passados esses 46 anos entretanto decorridos desde a viragem do habitat desportivo do clube, e de permeio há já também uns bons anos que foram passados até agora, a 1 de junho de 1998, antes do expirar da década de noventa do século XX, o FC Porto passou a ter outra vida na relação social e contabilística, por assim dizer.

Foi pois tal ocorrência que a 1 de junho de 1998 as Ações da FC Porto, Futebol, SAD entraram na bolsa.

Sendo esse um facto que a maioria dos associados nem estão muito por dentro da matéria, apenas vislumbrando os resultados, também o associado que lembra e regista o caso, agora, relembra a efeméride por ser algo histórico na vivência da coletividade que sentimos.


Como tal, pelo próprio significado memorando, ilustra-se a crónica devida com material de publicação do clube, através de página da revista Dragões (em número datado me mês anterior, por via da publicação ser posterior, como por vezes acontece na distância na saída a público das respetivas edições). Bem como se junta uma apresentação da SAD inicial conforme ficou no livro “1999… um ano d’ ouro”, edição do Conselho Cultural do FC Porto referente ao Penta e títulos no mesmo ano das modalidades do FC Porto. Estando assim documentado oficialmente algo sobre o tema.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário