Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 19 de junho de 2021

Efeméride da vitória de Fernando Moreira no Lisboa-Porto de 1949

 

19 de junho de 1949 – Realizou-se, pela terceira vez da correspondente história, a grande “clássica” de ciclismo Lisboa-Porto. Numa distância de 330 km, com a participação das equipas de FC Porto, Benfica, Louletano, Setúbal, Salgueiros, Sangalhos e Boavista, num total de 31 ciclistas à partida de Lisboa. Tendo na chegada ao Porto, na pista do recinto do Académico, triunfado brilhantemente Fernando Jorge Moreira do FC Porto. Perante grande entusiasmo do público, à chegada à meta daquele autêntico ídolo das multidões do Norte, vitorioso e vitoriado em tal vitória na longa corrida terminada no Lima. Após Fernado Moreira ter dado as cinco voltas à pista, estabelecidas regulamentarmente, chegou depois em 2º lugar Fernando Moreira de Sá, também do FC Porto, a 30 segundos de diferença, tendo os 3º e 4º classificados chegado 1 minutos e 33 segundos depois. O terceiro homem do FC Porto classificado para a classificação coletiva foi Joaquim Costa, com um honroso 19º lugar que muito ajudou à soma de tempos, tendo o FC Porto assim também sido 1º por equipas.

Esta prova clássica dos tempos românticos do ciclismo disputou-se então quinze dias antes da clássica de itinerário inverso, o Porto-Lisboa. À época essas duas corridas eram as maiores e durante anos foram mesmo as mais importantes. Embora a ligação a terminar no Porto houvesse começado largos anos depois e tivesse edições espaçadas, sem tanta regularidade. Pois, enquanto o Porto-Lisboa começou em 1911 já o Lisboa-Porto apenas teve início em 1934, com repetição no ano seguinte e depois só em 1949 teve a terceira edição, precisamente no ano em apreço da vitória de Fernando Moreira. O mesmo que passadas duas semanas venceu também o Porto-Lisboa, que nesse ano ia já na sua XXI.ª edição.

Da vitória de Fernando Moreira no Lisboa-Porto ficou na revista “Stadium” um pequeno friso fotográfico, que se dá à estampa aqui, em transposição ilustrativa. Com mistura de outras provas, como se pode ver nas legendas conjuntas.


Nota Bene: A clássica Lisboa-Porto realizou-se entre 1934 a 1990 apenas por 15 vezes, ou seja em quinze edições distribuídas por anos dispersos e com longos hiatos no tempo: Em 1934, 1935, 1949, 1953, 1955, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1987, 1988, 1989 e 1990.

Do FC Porto estão no rol de vencedores três nomes que por três vezes entraram na respetiva lista de honra, em

1949 - Fernando Moreira            

1953 - Alberto Moreira (Copi)   

1955 - Alberto Gonçalves Silva (Cerqueda)


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário