Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Efeméride da inesquecível conquista da Taça de Portugal de 1968

 

O dia 16 de junho de 1968 ficou na nossa história: a letras de ouro na história do FC Porto e como eterna lembrança na história pessoal… de quem já era portista nesse tempo e desde tempos em que de permeio o FC Porto não ganhara nada no futebol senior até então, em provas oficiais. Tal aconteceu num inesquecível domingo soalheiro, de tarde estival. Quando finalmente o FC Porto conseguiu ao fim de anos superar, ainda que momentaneamente, o faciosismo do poder reinol, do tal sistema BSB.

Disso tudo, melhor que muitas palavras, mais, ficaram imagens e páginas escritas. Além do que permanece na retina memorial.

Ora, como noutras oportunidades já aqui se desenvolveu essa célebre jornada vitoriosa (conforme consta em artigos de anos anteriores, neste blogue), desta vez privilegia-se a memorização documental por via visual, através de fotos das páginas de publicações preservadas, do que faz parte da coleção e arquivo pessoal, quão consegui guardar nesse início das férias grandes de 1968.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Bom dia

    Digamos que acabei por " topar " com o seu blog sobre o FCP por causa de uma busca que um amigo inglês me encomendou sobre um jogo particular que se tera disputado em Moçambique entre 1952e 1954 entre o FC Porto e uma Seleção do Natal .Não terá por caso referencia em que data ocorreu esse jogo ? Receba os parabéns de alguém adepto de outro clube ( verde ... ) mas há muitos anos ligado à estatistica do futebol português . E desde já lhe disponibilizo de precisar os Excel de todos as equipas de 1956 a 1982 , que vou fazendo conforme vou tendo tempo . Abraço !

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Só agora responndo passadas umas horas, por ter andado a investigar quanto ao que pede. Entretanto, agradeço suas palavras e desde já digo tenho muito gosto em que tenha passado por este espaço. Sobre o assunto em apreço: já contactei um amigo que é mais atento a estatísticas e resultados, para ver se ele descobre. Ele logo que tenha disponibilidade por certo que dirá algo. Quanto ao excel das estatísticas, terá algum link que possa disponiblizar para consulta? Um abraço.

    ResponderEliminar