Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Efeméride: Estreia dos torniquetes nas entradas do estádio das Antas – a que ficaram ligados Alexandre Magalhães e Eng.º Pinto de Almeida – em dia de abertura do Campeonato de 87/88 com goleada !

A 26 de agosto de 1987, no primeiro jogo oficial após a grande conquista de Viena, os então campeões da Europa começavam a nova temporada em dia de festa no estádio das Antas, numa noite de gala culminada com uma exibição que fez entusiasmar a grande multidão que encheu o estádio. 

Era ainda tempo de férias, com muitos emigrantes, imigrantes e veraneantes a juntar-se aos adeptos de sempre, de modo que a lotação teve boa enchente, como se sentiu sobremaneira pela contagem que nesse dia passou a vigorar, nas Antas. Havendo nesse final de tarde e princípio da noite, em que o FC Porto recebia o histórico Belenenses no princípio do Campeonato da nova época de 1987/88, coincidente também com a estreia de Rui Barros na equipa principal, sido de modo particular assinalável a estreia do sistema de torniquetes implantados no Estádio das Antas. Nova realidade de então no estádio do FC Porto, a que a que ficaram ligados o dirigente Alexandre Magalhães e o colaborador do clube Eng.º Pinto de Almeida.

À instalação de torniquetes nas entradas do estádio das Antas, com efeito, ficou associado o labor de iniciativa do então Vice-presidente da Direção do FC Porto Alexandre Magalhães, conforme ficou registado na revista Dragões – cuja entrevista se recorda agora, a propósito. 

Tendo Alexandre Magalhães liderado um grupo de trabalho em que, além dele, teve papel importante o Eng.º Pinto de Almeida, também assim gravado historicamente na mesma revista oficial do clube.

Sobre o jogo, ainda com a auréola do calcanhar de Viena, Madjer foi também autor de um “hat trick” e de um novo golo de calcanhar, a abrilhantar um grande jogo de toda a equipa, em que que, na tradição da receção a equipas de camisolas azuis, os jogadores portistas equiparam de camisola branca, à época listada ao peito de riscas azuis horizontais, mais calções e meias brancas, para o confronto com os do Restelo. Resultando no fim uma bela vitória por 7-1, com Tomislav Ivic também pela primeira vez no banco portista e o capitão Gomes a fazer as honras da casa, cuja goleada na junção de factos ficou como registo, ao início de mais uma época inesquecível.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. um blog fantastico fazia falta um blog destes no meio da internet

    ResponderEliminar