Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Em meditações sobre a Volta a Portugal que pelo ciclismo chega ao sentimento popular!

Mais uma Volta a Portugal em bicicleta, da competição de elites, está para andar pelas estradas nacionais. Embora sem a longa duração de tempos idos, por imposição dos organismos internacionais de gestão normativa da modalidade, e sem poder passar por todo o irregular retângulo do país à falta de apoios oficias, apenas passando pelas zonas em cujos inícios e finais de etapas há autarquias locais que assumem interesse de parceria e patrocínio.

Com a Volta a Portugal à porta, ressurge o clima de antigamente, por mais que o verão até pareça diferente de anos recuados, já sem o calor intenso do tempo estival dos tempos da Volta ser o maior atrativo de Agosto. Quão nos tempos em que o luar de agosto dava ao de janeiro de rosto, a pontos de muita gente passar tempo às portas das casas pelas horas da fresca noturna na calha de se ter que falar da Volta a Portugal. Mas também noutras horas mesmo pela manhã. Como acontecia aqui com o autor destas linhas de lembranças… (puxando agora a mim próprio) quando eu, manhã cedo, com outros amigos, ia ajudar à missa de Rande, naquele tempo em que eu e mais uns dois ou três de minha roda juvenil íamos acolitar nas missas diárias o saudoso padre João, pároco de S. Tiago de Rande, a minha terra, em pleno território felgueirense… e então eu, com o sentido no que se passara na etapa do dia anterior e ansiando que corresse como eu desejava a seguinte etapa do dia, na Volta a Portugal, estava e ficava absorto, ali junto ao altar e diante das pessoas, completamente distraído, absorvido em meus pensamentos. E assim (enquanto, entre os fieis assistentes e não só, havia quem pensasse que eu estava a meditar profundamente, parado em reflexão – como me apercebi mais tarde), eu de cabeça no ar, estava mas era a pensar como seria bom se fosse o Mário Silva, ou o Joaquim Leão, o Ernesto Coelho, José Azevedo, ou outros quaisquer dos corredores do Porto a ganharem e algum dos que eu gostava passassem para a frente…  

Pois a Volta a Portugal aí está, prestes a voltar realmente a ocupar os pensamentos e desejos. Agora com a equipa W52-FC Porto e os nossos Joni Brandão, João Rodrigues, Rui Vinhas, Amaro Antunes, José Neves, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Ricardo Vilela, Samuel Caldeira (ou quem quer que alinhe à partida com a camisola azul e branca do FC Porto) no cume das espirais de incenso, elevado nos desejos de continuidade portista.



Imagens: Ao cimo - junção de páginas e gravuras de arquivo do autor; de seguida, da vitória de Sousa Cardoso na Volta a Portugal de 1960 - foto colorida por Eduardo Lopes, que circula na Internet; depois, da vitória de Mário Silva, na Volta de 1961 – do arquivo de Rogério Cardoso, filho do grande homem do ciclismo portista dos nos 50/60 Franklim Cardoso; mais da Volta de Joaquim Leão, em 1964 - imagem de páginas do FC Porto; ainda de fase em que José Azevedo Silva andou com a camisola amarela na Volta a Portugal de 1969 - imagem de exposição de seus trofeus e recordações, enviada por sua filha, Dr.ª Alexandra Azevedo. As mais recentes (ao fundo) são fotos da página W52-FC Porto.

*****

Post Scriptum: Já depois deste artigo escrito e publicado, ficou-se a saber a constituição da equipa W52-FC Porto que vai alinhar na Volta a Portugal/ 2021:

📅 4 a 15 de Agosto de 2021
👥 São estes os dragões que vão à conquista da Grandíssima 💙

- Em quem se depositam assim e então nossas esparanças e mesmo grande fé!

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário