Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Do baú histórico portista: Participação da equipa de futebol do FC Porto nas festas de Lamego – "com autorização superior"... em 1951 !

Nos últimos dias de agosto, durante a transição do fim de verão de dias maiores e sol quente a entrar pelas tardes fora, até inícios de setembro, ocorre anualmente a grande Romaria de Lamego. Durando algum tempo, assim, as chamadas Festas de Lamego, em honra de Nossa Senhora dos Remédios. Costumando por estes dias de réstias de veraneio acorrer até ali, à cidade do santuário que desce por grande escadório de ligação à área citadina, grande número de romeiros provenientes dos mais variados pontos do país e não só, visto a Romaria de Lamego ser uma das maiores de Portugal. Com um diversificado programa, que em tempos meteu até visitas de grupos afamados do desporto português, como aconteceu com um jogo da equipa de futebol do FC Porto, em tempos idos.


Ora, estando-se em período fecundo de festas tradicionais portuguesas, com a realização de festividades populares de cunho nacional, vem a talhe o caso de por esta altura do ano e durante alguns dias se realizarem as festas de Lamego, por sinal da terra de Pedroto, o Mestre Pedroto que faz parte da história do FC Porto e do futebol português (embora à época o famoso futebolista e depois treinador ainda não jogasse de camisola azul e branca portista vestida). Vindo a preceito recordar, então, uma visita da equipa principal do FC Porto a essa região vinhateira do país, ao correr do primeiro ano dos inícios da década de cinquenta – como se pode ver por reportagem coeva da antiga revista Stadium, em seu número de 5 de Setembro de 1951, reportando tal ocorrência anterior. Em cujo conteúdo se notam curiosidades relacionadas com condicionantes editoriais por esse tempo da política situacionista, em que até as deslocações de clubes precisavam de autorizações superiores. E o mais que se recorda neste registo historiador.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Boas, o símbolo digital NFT do Porto da colecção Liga Portugal já está disponível:
    https://opensea.io/assets/0x495f947276749ce646f68ac8c248420045cb7b5e/24920732672634583461990866048250331816564819730139631425772065847253055569921
    Partilhem para promovermos a marca no mundo digital e para que valorize de valor em relação aos restantes. Este símbolo é único!
    Saudações

    ResponderEliminar