Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Exemplo curioso duma “Cornélia do sistema” de sempre: A propósito do campeonato dos Capelas e Paixões do atual Xistrema à Pereira…


Depois de campeonatos dos túneis, roubos “limpinhos”, arbitragens à Xistra, Duarte e outros que tais, negas ao sorteio de árbitros para manutenção do poder das escolhas de nomeação, etc. e tal, este fim de semana volta a ser mais do mesmo com as nomeações de Capela e Bruno Paixão feitas a dedo pelo tal Vítor Pereira que está a mais no futebol.

Ora, nesta fase do campeonato que já se está a revelar para que lados quer pender o colo, recordamos uma visão identificativa do que tem sido o sistema futebolístico indígena, através duma curiosa exposição feita há anos numa publicação desportiva que teve algum relevo, em seu tempo. Como se pode ver, mostrando o exemplo da primeira revista da antiga coleção Seleções Desportivas, feita em Lisboa para todo o país. Em cujo nº 1, de Outubro de 1977, aparecia uma interessante reportagem de entrevista elaborada perante uma figura pública como era então a chamada Cornélia, dum programa televisivo de Raúl Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz…

O caso referia-se ao campeonato da época de 1977/78, que o F C Porto venceu – contrariando as previsões… até dessa tal Cornélia, em tempo ainda do velho sistema, então a começar a não conseguir ser tão ditatorial como antes…!

Como amostra, publica-se uma página dessa visita… deixando à atenção dos leitores as devidas conclusões, à posteridade, pelo menos…

((( Clicar sonbre a página digitalizada, para ampliar e ler )))


Armando Pinto

1 comentário: