Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mais uma “noite europeia” vitoriosa do F C Porto


UEFA Champions League/Liga dos Campeões Europeus, grupo G, 2.ª jornada: Futebol Clube do Porto, 2 - Chelsea Football Club,1 (Marcadores- André André, aos 39 minutos; Willian, aos 45+2m; e Maicon Roque, aos 52 m)



O F C Porto venceu o Chelsea de Londres, superando Mourinho, o tal que desde que não quis festejar a Liga dos Campeões pelo Porto costuma não ser feliz no Dragão.

Vencida mais uma vez essa poderosa equipa treinada por José Mourinho, o F C Porto continua a ser a única equipa portuguesa a derrotar essa formação londrina, voltando a ser Porto de excelência, como o vinho do mesmo nome que é nobre nas mesas inglesas.


Fica em boa memória este jogo em que, além da importante e valiosa vitória portista, também hoje Casillas se tornou o jogador com mais presenças na Liga dos Campeões, máximo em que presentemente é único (deixando assim de o dividir com o compatriota Xavi Hernandez, como até esta noite acontecia). Em Iker Casillas, quantidade é sinónimo de qualidade e ontem mesmo o “Goal.com” divulgava que os seus leitores consideraram o “nosso” espanhol como o melhor guarda-redes da história da Liga dos Campeões, à frente do italiano Buffon.


Desta forma, o FC Porto conquistou os três pontos em jogo, graças a uma grande segunda parte, materializada por um golo de Maicon, e a uma primeira quanto bastou, marcada por mais um golo de André André e um golo sofrido de livre, sem que o guarda-redes portista conseguisse ver a bola partir, por erro de comunicação acontecido entre os defensores. Fora isso, portou-se toda a equipa muito bem. Sendo uma equipa forte, como é, apesar de nem sempre conseguir ser e impor-se como o valor dos elementos deveria patentear.


Fica o sabor de mais uma boa vitória. Mais uma lição de como se deve poder (conseguir) ser…!


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))
Armando Pinto

3 comentários:

  1. Grande vitória!

    Pinto da Costa disse no fim e é verdade: "Foi uma noite feliz para o F.C. Porto e para o futebol português, mas a Federação Potuguesa de Futebol se calhar ainda nem sabe do resultado", atirou o líder portista.
    "Neste jogo esteve gente da Federação espanhola e o selecionador português, mas amanhã [quarta-feira] os dirigentes federativos portugueses devem ir ver o Benfica a Madrid e se calhar tinham medo de não apanhar o avião", prosseguiu Pinto da Costa.
    "Aqui ninguém se digna a estar presente, mas já vi dirigentes da Federação nos camarotes das equipas de Lisboa", atacou, ainda, Pinto da Costa.
    "O importante foi sentir o apoio do público. Poucas equipas a sofrer um golo como o F.C. Porto sofreu, num livre que nem sequer é falta, conseguem ter força mental para entrar na segunda parte e fazer o que fizemos", considerou o presidente portista.

    ResponderEliminar
  2. Uma noite que não se esquece. Para nós e para os críticos de tudo o que é do Porto.
    Li no Zerro Zero o que vou dizer. Talvez até seja injusto, quando coletivamente uma equipa faz um jogo tão bom, destacar apenas um jogador. Porque, na verdade, se não fosse Casillas na fase inicial, se não fosse a atitude de Maxi, se não fosse o combate de Aboubakar ou o virtuosismo de Brahimi, nada de relevante seria possível. Só que Imbula brilhou mais, às vezes de forma visível, outras vezes de forma visível. Mas foi ele o grande impulsionador do Dragão para uma noite fabulosa da equipa de Lopetegui, a derrotar o Chelsea.

    ResponderEliminar
  3. Hoje, no after daw da noite memorável de uma grande vitória, regozijo-me com os efeitos benéficos que o trunfo causou na dedicada e apaixonada massa de seguidores do FC do Porto, dando-me a certeza de que estaremos todos unidos de ora avante contribuindo assim para um futuro glorioso que nos espera.

    Grande vitória. Noite de sonho.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar