Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Hernâni Silva – O Senhor Hernâni do F C Porto e do futebol português



Olha o Hernâni ! Dizíamos nós, os miúdos do meu tempo de infância, quando víamos o Hernâni nos jornais e nos “bonecos” dos rebuçados, em cromos de papel mole para colecionar em cadernetas, que juntávamos para gáudio de apreço… Tal a simpatia com que Hernâni era apreciado. Apesar de nesse tempo, no meu tempo de menino e moço, ele, o senhor Hernâni, já estar quase a abandonar o futebol, antes ainda do meio da década dos anos sessentas.

Ora Hernâni, o grande futebolista que os próprios “jogadores” de seu tempo tratavam por Sr. Hernâni, como Eusébio chegou a reconhecer, completaria ao início de Setembro mais um aniversário natalício. Passando agora, nesta data, oitenta e quatro anos desde seu nascimento.

Hernâni Ferreira da Silva vive para sempre no coração da história do F C Porto e de todos os que conhecem e apreciam esse passado venerando, confiam no presente esperançoso e o futuro promissor do nosso grande F C Porto é em tons de azul vivo.

Curvando-nos diante de sua memória, prestamos homenagem a esse General do F C Porto através de algumas imagens de arquivo e recortes alusivos respigados do livro “FCPorto figuras & factos / 1893-2005”, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.



Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens e páginas digitalizadas )))

2 comentários:

  1. Grande Hernâni! Aliás, Senhor Hernâni. Foi um jogador extraordinário com um drible fantástico e uma visão de jogo fenomenal! E portista inteiro!

    Tive oportunidade de o conhecer pessoalmente e trocar um pouco de conversa com ele numa boda em que ambos participamos a convite do pai da noiva, amigo pessoal de Hernâni, Sr. Pedroto, Carlos Vieira e outros que jogavam naquela altura na equipa principal do FC do Porto. Carlos Vieira, andava já com o auxílio de muletas poe motivo da doença que o havia de vitimar algum tempo depois, e constatei o grande carinho que Hernâni lhe dedicava tentando desviar para ele as atenções que os presentes a ele próprio mais davam.

    Morreu prematuramente, o GRANDE PORTISTA E ENORME JOGADOR que até o Eusébio o reconhecia e respeitava.


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. a marcar penaltis, o sr. Hernani foi sempre genial.......o meu idolo.

    ResponderEliminar