Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Uma Recordação Hoquista… da primeira vez que houve internacionais juniores do F C Porto!


Porque nem só de futebol vive o homem... voltemos atenção para uma modalidade vitoriosa. E, assim, repare-se num caso interessante, que apraz recordar, afinal de contas.

Portugal ainda há dias se sagrou campeão europeu no escalão Sub-17 em hóquei patinado, com representantes do F C Porto no grupo; e têm sido muitos os títulos conquistados pelas outras categorias, no hóquei em patins. Mas antigamente, por idos anos até à década de sessenta, sobretudo, não havia nem tanta competição, nem vitórias, como é das estatísticas históricas. A pontos que na categoria de Juniores, a única então considerada além dos seniores, só em 1969 houve um triunfo – como o ano passado foi assinalado, em comemoração da passagem dos 45 anos respetivos, embora quase a nível particular (facto a que fizemos referência, como se pode ver aqui)….

Antes disso, ainda no ano anterior, já aquilo estivera quase para acontecer, com o título a ter fugido por diferença de golos, visto a seleção portuguesa haver terminado a classificação em igualdade com a Espanha, após empate também no jogo final, entre os dois contendores clássicos. Tendo então, em 1968, nesse campeonato da Europa de Juniores de Hóquei em Patins, também disputado em Vigo, sido a primeira vez que o F C Porto teve hoquistas incluídos na equipa nacional da categoria, através do avançado Cristiano e do guarda-redes Castro (os dois da imagem cimeira, por recorte e ampliação da foto de ilustração ao texto).

Recordando o facto, desta vez publicamos uma foto do conjunto, de toda a comitiva oficial que esteve nesse Europeu, na Galiza, ao correr de 1968 – em pose diante do hotel de concentração da equipa lusa, com legenda manuscrita, conforme consta no verso de tal fotografia, de arquivo do autor), escrita pelo punho do selecionador da época (cujo autógrafo se pode ler), a descrever os componentes dessa seleção portuguesa que se classificou como vice-campeã.

Como curiosidade e facto histórico: Refira-se que a foto foi captada, então, a registar uma visita de pessoas ligadas ao hóquei nortenho, à época, e no caso do hóquei do F C Porto, também. Estando na fotografia alguém ao tempo dirigente do clube e depois, mais tarde, Presidente da Direção do F C Porto. Sim… Quem é quem...?! Ou quem só poderia ser, sendo daqueles que sempre sentiu o F C Porto a toda a hora e viveu o F C Porto por todo o lado… Pois… Jorge Nuno Pinto da Costa!  Com  o visual daquele tempo… Quem o consegue descortinar ali, entre aquelas pessoas ilustres?


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário