Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Efeméride sobre a 1ª vitória oficial europeia do futebol portista


Faz agora anos que aconteceu a 1ª vitória europeia do F C Porto, a nível oficial do futebol sénior.

Com efeito, perfaz 51 anos, na data deste dia, que o FC Porto conseguia a sua primeira vitória nas competições da UEFA. Foi na Taça das Taças (antiga Taça dos Vencedores de Taças, entretanto extinta e, por junto com a também anterior taça das Cidades com Feira, na prática substituída pela Taça UEFA, agora Liga Europa), então frente ao Lyon e por claros 3-0, através de 2 golos de Pinto e 1 de Carlos Baptista, guarnecidos com grande exibição de Américo e seus companheiros. Depois, na segunda mão, em França, a equipa do F C Porto voltaria a ganhar, aí por 1-0, com golo do Valdir.

Calha a propósito, neste dia em que o F C Porto inicia em Kiev a campanha europeia desta época de 2015/16, a contar para a Liga dos Campeões Europeus, recordarmos o acontecimento, lembrando anterior rememoração que já prestamos aqui neste nosso blogue, em (clicando sobre o link, abaixo)



Armando Pinto

1 comentário:

  1. Desta vez foi um empate. resultado que antes seria considerado bom, mas no fim é o que foi possível. Pena que assim seja, porque o golo do empate deles é em fora de jogo, com estorvo à vista do guarda-redes. O Casillas fez uma grande defesa e merecia melhor resultado no dia em que ficou recordista. Mas não é mau o resultado, tudo é possível, importando agora ganhar domingo aos mouros.

    ResponderEliminar